Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Não há nada mais característico de nossa imaturidade espiritual do que a intolerância religiosa. A história é testemunha dos horrores provenientes do fundamentalismo religioso. E não são apenas os retratos do passado que refletem o atraso moral da alma humana na Terra. Ainda nos dias presentes, assistimos homens explodindo seus corpos e matando irmãos, apenas para enfatizar a "hegemonia" de seus deus. Entre as paredes do cristianismo, igrejas e segmentos cristãs, se debatem e hostilizam, na ânsia de "provar" que estão maios certos que outros e, com isso, "salvar" as almas equivocadas. Enquanto isso, o amor, fundamento de toda a mensagem cristão, a essencia da verdadeira religiosidade, se perde no báratro das convençoes sociais e religiosas. Verificamos a ausencia da espiritualidade na experiencia comum dos religiosos. Claro que existem as exceções e acho que não são poucas.

Em nossa Casa do Caminho, os jovens da instituição tem se queixado de que vem sofrendo chacotas de colegas e, até professores, em escolas públicas da cidade, pelo fato de serem espíritas. Já há algum tempo eles vem falando isso. Quero crer que sejam fatos isolados. Preocupa-me  a situação pois são vários depoimentos em poucos meses. Depois de poderar a questão, vimos que o proceso continua. Vamos verificar se outros jovens das outras casas espiritas da cidade passam pelo mesmo.  Desejamos contribuir para, caso o fato venha se verificando sistematicamente, isto seja superado. Tentaremos enfatizar que podemos encontrar na tolerância e no  respeito às convicções religiosos e filosóficas do outro modelo para que se vença a belicosidade da civilização. A pacificação do planeta não poderá existir enquanto confrontos e intolerância dessa natureza persistirem, sobretudo nas escolas. Não há caminho pra a paz. A paz é o caminho, na feliz frase de Ghandi.

3 comentários:

  1. Se as pessoas soubesssem a riqueza de conhecimentos que o espiritismo nos traz, e como ele nos ajuda nesta trajetória da vida terrestre, que não é fácil pra ninguém. Eu particularmente sou muito feliz por ter nascido numa família espírita, tive o privilégio de fazer parte desta doutrina desde criança. Ele nos explica de forma simples todos os ensinamentos de Jesus, não nos ilude, nos torna cidadãos conscientes de nosso dever de amor ao próximo. É uma bênção Divina poder contar com os amigos espirituais, que através desta religião e por intermédio de inúmeros médiuns experientes, nos compartilham ensinamentos fundamentais para uma vida feliz, equilibrada (mesmo que tenhamos problemas, porque todos temos), mas a diferença é que quando temos essa luz de sabedoria que adquirimos com os ensinamentos espíritas, conseguimos força e coragem para nos erguermos e jamais cedermos aos obstáculos, às perdas e às quaisquer conflitos que todos nós passamos ou iremos passar na vida terrestre. Infelizmente muitos preferem julgar ao invés de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Antes gostaria de lhe dizer algo, quero agradecer pelos temas atuais, não só informando, mas formando opniões, com pontos de vista claro, amplo e sutil.
    Nesse tema abordado epecificamente, temos algo, de uma tamanha relevância, que apenas deve ser acrescentado;
    Nas escolas estaduais, não existe só o bulling ao espirita, e sim, a todos os colegas, que tem uma genialidade do bem, são crianças e adolescentes que fazem o diferencial, onde tornam-se alvo, de descriminação e as vezes até violência. Já que na grande maioria das escolas públicas, pais e professores, são de outras religiões, (o que tambem ao meu ver, não justifica, mas influencia) pq em qualquer que seja a religião, as pessoas são levadas aos ensinamentos do Cristo. Vejo que falta não a religiosidade, em se definirem ao que vão seguir, e sim, o que devem ser, o que precisam aprender, dentro dessa religiosidade, dentro de casa, já que estou falando de pessoas com poucos recursos intelectuais, financeiros e desprovidos do principal, conhecimento do amor maior a Deus e ao proximo, pra que seja aplicado. Oremos !!! Um abraço !!!

    ResponderExcluir