Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

POR QUE SE MATA TANTO NO BRASIL ?

Essa semana,li nos jornais, o próprio Ministro da Justiça do país, Tarso Genro, afirmar que a segurança pública do Brasil está falida. Bom, até aí não há qualquer novidade. Aliás, nem há segurança publica para o cidadão brasileiro, afinal, cerca de cinquenta mil brasileiros são assassinados por ano, mais do que se morre no Iraque. O problema é quando aquela que deveria ser a mais alta autoridade da área vem à público atestar a inoperância de sua pasta.

Essa verdadeira guerra civil - esses são números de uma guerra - que se espalhou por todo o Brasil deveria ser encarada como uma humilhação para os nossos governantes. Segurança, ao lado de educação e saúde, é um princípio fundamental de um bom governo.O Rio de Janeiro sofre com o poder paralelo dos traficantes,a Bahia é um desespero só e nosso Pernambuco é catastrófico. Enfim, todos os estados apresentam números aterradores. Apesar de ser um país tão religioso, por que se mata tanto em nosso território?

Claro que o primeiro item passa pela ausência de politicas publicas adequadas. Passa por uma educação catastrófica, que limita, impede a ascenção de milhões de brasileiros no tocante ao desenvolvimento intelectual e socio econômico. Nos últimos anos, por exemplo, passou - se a exaltar o fato do presidente não ter estudado e se alguem for contrário a esse mantra, acusam logo de preconceito. Um país que não faz o inverso disso, ou seja, que não investe e valoriza o esforço para as conquistas de novos conhecimentos e consequente qualificação profissional e humana, não pode alcançar maiores níveis de civilidade e geração de riqueza.

A nossa guerra civil passa,ainda, por leis que existem e não são cumpridas, a começar pelas autoridades, que as violentam, seja desrespeitando a Constituição, seja através de privilégios que jogam o descrédito sobre essas mesmas leis. A impunidade é consequencia da " Republica dos poderosos e amigos", gerando estímulos à desonestidade. Claro que há,tambem, a falta de vivencia de cada um dos indivíduos, que necessitam, por sua vez, fazer a sua parte.Às religiões tambem competem estimular a adequação dos atos de seus proflitentes para com as leis sociais onde estamos inseridos. Agora, se o mau exemplo vem de "cima",das altas esferas do poder político, como impedir que o cidadão comum sinta -se tentado a burlar as leis?

A violência tem múltipla gênese, inclusive, a nossa falta de maior espiritualização.Que todos os agentes da sociedade se unam com o objetivo de mudar essa triste realidade de um verdadeiro massacre à nossa população.E que os nossos mandatários se concientizem que carregam um alto compromisso junto à coletividade e terão que prestar contas disso.Seja um presidente popular ou um simples deputado esperto.

Um comentário:

  1. Querido Fred,
    Gostaria de externar a felicidade que senti, quando estucei o seu seminário e a palestra final do 37º MIEP. As suas palavras adentraram em meus pensamentos para uma reflexão interior.
    Parabéns por proporcionar a inúmeras pessoas tão grande felicidade.
    Que Deus o abençoe.

    Danielle Duarte (filha de Samuel Duarte)
    Campina Grande - PB

    ResponderExcluir