Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

POLITICA E MENTIRAS 2

Numa sociedade madura,a mentira política,claro,ainda existe. Seria ingenuidade acreditar que não,afinal,são seres humanos e todas as facilidades do poder temporal deslumbra.Quando se refere,no entanto,à países com as nossas características,em que o senso crítico é limitado e as instituições são frágeis,com hipertrofia do poder executivo,alem de um nível de educação extremamente baixo,a mentira, o engodo e as manipulações apresentam sua face mais cruel - e o que é pior - irradiando a sensação de impunidade.

Há uns dias atrás, foram divulgadas duas pesquisas eleitorais(Sensus e Vox Populi) referentes à eleição para presidente. E ficou demonstrado o problema da manipulação dos números para beneficiar um dos candidatos,no caso,a candidata do governo federal. Com o advento da Internet fica cada vez mais difícil se agir sem quese exponha à averiguação dos internautas. E não é que ,ao entrar no site do TSE se descobriu como as duas pesquisas tinham terríveis distorções...!Pra se ter uma idéia,conforme os que averiguaram a metodologia das pesquisas,15 pessoas foram ouvidas em Porto Alegre,que tem algo em torno de hum milhão e seiscentos mil habitantes, e em uma cidadezinha da Bahia,com cerca de oito mil habitantes,foram entrevistadas...15 pessoas. Ou seja, o mesmo peso para duas cidades completamente diferentes em termos de porte, habitantes, condição econômica, etc. Isso distorce qualquer resultado para algum candidato.Ora,Serra, da oposição, tem um excelente desempenho em Porto Alegre, o que não ocorre nessa cidadezinha da Bahia, onde é grande o numero dos beneficiados pelo Bolsa Familia e governado por aliados do governo. Dilmatem no Nordeste a única região em que ela vence. Qual a lógica desse fato? Percentual de Dilma cresce. Multiplique isso para diversas outras amostragens e, ao final, voce tem um resultado que não expressa a realidade. Garanhuns,terra do presidente Lula, teve cerca de dez entrevistados, enquanto Florianópolis teve apenas quatro pessoas entrevistadas. Ora, ilógico garanhuns ter mais entrevistados que a capital catarinense. São pesos completamente diferentes e favorece um dos lados. Isso ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro...

É grotesca tal situação. Precisamos evoluir mais. Como nação, ainda temos um longo caminho pela frente. E uma pátria espiritualizada necessita ter compromisso com a verdade. Todas as situações da vida terão importância na construção de um Brasil de progresso. Jogo limpo na política deve ser uma exigência do cidadão brasileiro, para que a vontade do povo seja respeitada. E, naturalmente, investimento em educação, verdadeiro elemento de inclusão social, que emancipa o ser humano. Mentira, não mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário