Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

DESAFIOS E SOLUÇÕES

Somos seres inconclusos. Deus não nos fez acabado. Criados simples e ignorantes, somos, no entanto, perfectíveis. E qual a ferramenta que nos dispõe a vida para alcançar essa perfectibilidade? A resposta é a reencarnação e as experiencias das vidas.

Estamos nos construindo. Os desafios da vida representam impulso, uma emulação para ir adiante. Ninguem pode ascender sem esforço e não se verifica o que se conquistou sem se ser testado. Precisamos da multiplicidade de desafios para agregar conhecimento e vivencia, gerando sabedoria.

No bojo das lutas, imprescindível o entendimento de que não há problemas sem solução. Ainda que de imediato não enxerguemos saídas, haverá sempre caminhos que podem ser descortinados. O desespero ante uma dificuldade é que nos impede a percepção da resposta que necessitamos. Porisso, a serenidade é estratégia sábia para que venhamos a superar os obstáculos.

Encarar os problemas de frente sem esconde-los de nossos passos é a melhor forma de solucioná-los. Postergar enfrentá-los é adiar solução e, muitas vezes, acumular dificuldades. Claro que não se deve levar essa colocação em sentido absoluto. Existem circunstâncias que solicitam um tempo, sem desesperação, para que se resolvam seus embaraços. O importante é não perder a fé, jamais. Confiar em si mesmo e no tempo pode ser a chave de um salto na trajetória evolutiva que estamos descrevendo. Sem vida não há desafios. Sem eles, não haverá a alegria de solucioná-los, iluminando o ser para a plenitude que nos aguarda.

Um comentário:

  1. Valioso enfoque que deste ao tema!
    Como sempre.
    Beijo, querido amigo.
    Fatima Rabelo.

    ResponderExcluir