Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 7 de agosto de 2010

A DOR DA DEPRESSÃO

Essa é uma das mais devastadoras dores da alma. E já é uma das mais destruidoras epidemias que grassam no coração da humanidade. São bilhões vitimados pela doença detonada pela perda do sentido da vida, pelas fragilidades emocionais, pela dificuldade de lidar com perdas, por influencia espiritual perturbadora ou por alterações químicas no cérebro. Situações de impacto, doenças crônicas e até predisposição genética para a enfermidade completam o terrível quadro de grande angústia. Tudo fica cinza. Não há sol.Não brilham as estrelas. Não há espaço para luar de esperança.

Iniciando com simples tristeza, derivando para melancolia contumaz, pode atingir nível alarmante ao levar a pessoa à prostração e ao anseio de morrer.

Existe saída das furnas depressivas? Claro que sim e milhões saem dela através de diversos mecanismos. Indiscutivelmente, buscar valores espirituais é elemento extraordinário de apoio. A religiosidade, no seu sentido mais abrangente, é fator de fortalecimento, alimentando sagradas esperanças na alma atribulada, além de proporcionar reconforto e acolhimento na idéia da presença de Deus na governança da vida.

Junto aos tratamentos médicos, os estímulos de natureza espiritual, capazes de aprofundar o sentido da vida, catalizam a energia abatida do ser e auxilia na saída do emparedamento emocional. Fator fundamental nesse aspecto é o trabalho da solidariedade a que deve ser estimulado o deprimido pois o espirito Joanna de Ângelis foi extremamente feliz quando cunhou a frase: Quem é solidário nunca está solitário.

Temos encontrado mutas pessoas com essa chaga e sempre recomendo o trabalho do voluntariado, alertando, no entanto, que ele deve ser feito com o mínimo de sentimento. A construção de novas amizades e a sensação que advem de ter sido útil, representam poderosas forças a combater a solidão, um dos mais vigorosos sintomas da depressão.

Questões reencarnatórias, que se expressam por meio de remorsos e traumas oriundos de vivencias infelizes de outras encarnações não podem ser descartadas no contexto de certas propenções ao quadro depressivo. Neste aspecto, a visão espirita é um grande auxiliar no tratamento desse morbo que infelicita famílias inteiras.

Nunca o Evangelho sentido foi tão necessário quanto nesses tempos de profundas e dilacerantes doenças da alma. O grande médico que nos trouxe a Boa Nova, no entanto, aponta o caminho da construção da felicidade almejada, indicando que os elementos para um ser humano feliz já se encontram na realidade íntima de cada um de nós.

Não nos entreguemos aos pensamentos de desvalia ou de pouco respeito à nós mesmos. Valorizemos nossa origem divina. Saiamos para edificar uma nova realidade emocional se a que a gente vive apenas nos deprime. Afastemos, através da busca de valores superiores, nosso coração da visão pessimista da vida. Há razão para acreditar. Cada dia novas possibilidades se abrem para fazermos diferente, para buscar novos rumos. A espiritualidade, se cultivada om determinação e profundidade, nos mostrará grande sentido para a existencia e razões para os acontecimentos da vida. Aprendemos, assim, que as dores da alma são superáveis e que podem dar lugar aos prazeres do espirito, substanciados na prática do Bem, no amor sentido e na compreensão da grandeza da vida. A depressão pode e será vencida, assim queiramos. Acredite.

3 comentários:

  1. É dificil manter o equilibrio quando somos tomados por situações inusitadas que nos levam a tristeza. Dificil, mas não impossivel. Lembrarmos de ter confiança em Deus nos momentos de dor e de provação da vida é fundamental.
    A depressão com certeza é o afastamento da espiritualização e da confiança que dias melhores virão e que a dor é um santo remédio. Sei que a perda de entes queridos nos dilaceram o coração, mas sei tambem que quanto mais perto estivermos da religiosidade, da solidariedade, não estaremos sós, algum abdidicado Cireneu estará ao nosso lado.
    Obrigada Fred, mais uma vez.

    ps: mesmo sem comentários, estamos seguindo este blog querido. Bjs Mi.

    ResponderExcluir
  2. Há horas que ficar "a beira do caminho" tomando folego, pode nos dar a ideia que nossas esperanças foram teoricas. Há horas que as o afago que esperamos ser certeiro dá lugar a indiferença , malidicencias e calunias por parte de quem menos esperamos e mais contavamos. Há horas que (como nos diz Joana De Angelis no Evangelho:" as ingradidões sao como pequenas alfinetadas que acabam por ferir " ...Então, ha horas que a dor é tão forte que só há um caminho: chorar e seguir adiante, sempre, com as forças que nosso espirito guardião abençoado por Deus espera.
    Não são palavras vâs, são dores vividas, sentidas, choradas,onde a paz se fez vitoriosa por que, mesmo por alguns instantes "parados a beira do caminho" Alguem está sempre a carregar-nos no Seu colo, como Pai amoroso, torcendo para olharmos em volta e sabermos que há irmãos ,( e sempre há) em situações desesperadoras, maiores que as nossas e estão vivendo, lutando, vencendo. Oremos, disciplinemos nossos pensamentos , atitudes, eternamente; confiemos, estudemos, amemo-nos verdaeiramente olhando em volta e dando chance dos sempre amigos espirituais nos ajudarem. Todos nos precisamos.E nada que vale a pena é facil!! Então avante,reciocinando nossa fé para melhor nos ajudar.
    Paz aqueles que passam por tristezas; força porque todos nós vamos conseguir vencer!
    Obrigada Fredinho. Com um beijo na alma, da amiga de sempre Fatima Rabelo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o texto aqui do Frederico é uma riqueza para despertar a nossa reflexão de como se ajudar e ajudar os outros e evitar que caiam em uma depressão. Quais as causas ? Quais as consequências ? Seria falta de fé, de amor a Deus e a si próprio, fraqueza, obsessão, desequilíbrio emocional e espiritual ? Se observarmos, de uma maneira ou de outra, esses estados estão interligados. Tudo vem do pessimismo gerado internamente. Se o paciente não for tratado logo, pode chegar a cometer algo bastante prejudicial e muitas vezes sem volta. É aí pessoal, onde digo que precisamos ficar atento aos nossos amigos, familiares e etc. Tive um amigo há alguns anos que estava (ou aparentava) estar muito bem. Em pouco dias cometeu um suicídio. Chegou a ir ao centro várias vezes comigo e se tratou. Graças a Deus, foi amparado e está melhor. Recebí uma psicografia dele dizendo ter cometido o ato por sentir-se depressivo. Citou ainda a falta da fé em Deus. Não entrarei mais em detalhes pq não me cabe. Só citei esse exemplo para todos vermos e analisarmos até onde vai a nossa fé. Não nos deixemos cair. "Vigiai e orai". Mas amemos e vigiemos os nossos tb pq estes, por muitas vezes podem parecer estar bem e nos surpreender. A depressão chega muitas vezes calada e quando grita, ela nos levar ao fundo do poço. A questão aí amigos, é observarmos melhor as pessoas que convivem conosco e até as mais distantes. Como temos ajudado essas pessoas ? O diálogo é uma boa maneira de evitar uma depressão e até um suicídio. Não pensem que isso é exagero. Muitos casos de suicídio já ocorreram por falta de uma observação e de um diálogo, além da atenção e do carinho que tantos almejam. "AMOR": Esse é o nosso grande mestre, pq nele está o nosso maior mestre.
    Um abraço a todos. Muita Paz.
    Gostaria de pedir ao amigo Frederico para abordar o tema suicídio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir