Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UM PENSAMENTO DE GHANDI

Li e me encantei com a frase da grande alma da India, Mohandas Karachand Ghandi, que tomei para reflexão em nosso blog. Vejam que perola dessa alma universalista:

"SEJA EM VOCE A MUDANÇA QUE QUER PARA O MUNDO".

O que acham?
A perspicácia do pacifista oriental é fulminante e merece de toda pessoa que anseia por um mundo melhor, acurada análise. Podemos encontrar na alma do texto a explicação do porque certas ideologias, em suas bases até belas, não conseguirem vingar no solo do mundo. E tambem porque apesar de todo o manancial de sabedoria espiritual que foi entregue à humanidade em milênios permanece ela distante dos resultados advindos de tal sabedoria. O problema é de vivência. Sem mudar o homem não se muda o corpo coletivo.

O corpo social é formado de células que são as pessoas. Se as células estão enfermas, o corpo estará doente. Se a desonestidade faz parte da cultura dos indivíduos, não haverá alteração para melhor apenas mudando-se siglas e nomenclaturas partidárias ou religiosas. Basta verificar o retumbante fracasso da idéia socialista em todos os países em que foi experimentado. Em si, a concepção socialista guarda profunda intimidade com o humanismo, no entanto, ao se penetrar nos paises que adotaram o sistema, descobriu-se diversas mazelas características do sistema oposto, que o socialismo combate: cúpulas governantes cada vez mais rica, privilégios , corrupção e outros venenos da vida social. No âmbito religioso, os absurdos de violência em nome da paz, o falso privilégio de Deus, de sua posse. Quantos desvios históricos das religiões...!

Se desejamos um mundo que idealizamos dentro do que há de mais elevado na concepção humana quanto ao futuro da civilização, precisamos introduzir o que esperamos de um mundo melhor em nosso mundo íntimo. Esperar honestidade no planeta quando impregamos, de alguma forma, a desonestidade, não é indicado para vermos satisfeito nosso anseio de uma Terra mais justa. Sem começar por aplicar as virtudes em nós mesmos não valerá aguardar mudança real em derredor. Exemplo vale mais que mil textos, milhões de palavras.

Essas reflexões tambem servem para os instantes emn que indagamos de Deus por que tal coisa nos ocorre, por que "só" conosco certas mazelas aparecem, etc. Questionamos dessa maneira mas nunca conseguimos questionar a nós mesmos quanto à natureza de nossos sentimentos, emoções, atitudes. Sem falar naqueles fatos que estão ligados aos fenômenos de existências passadas.

Ghandi foi de uma enorme felicidade ao formar tal frase. Sabedoria que devemos aproveitar para o aperfeiçoamento íntimo e, por extensão, da sociedade como um todo. Antes de querer e exigir do mundo o que o mundo precisa, com justiça, mudar, mudemos nós para melhor, injetando força moral em nosso anseio de uma Terra melhorada.

2 comentários:

  1. Muitas vezes queremos mudar as pessoas e nesse afã esquecemos que é em nós mesmos que deve ocorrer a mudança. É preciso um amadurecimento de vida para entender isso, e quando entendemos é necessário ter coragem para começar a mudança e ser aquilo que queremos ver nas pessoas e por consequinte no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fred, filho amigo
    Realmente, como sentimos dificuldade em implantar estas transformações dentro de nós. Muitas e variadas vezes iniciamos o exercício da fraternidade dentro do lar e logo mais estamos novamente discutindo com aquele membro da família porque não chegamos ainda a uma pacificação em nossas opiniões. A aceitação nossa e deles é demorada. O orgulho e o egoísmo está sempre adiando esta vivência pacífica. Como Deus, nosso Pai amantíssimo é misericordioso conosco, concedendo-nos além do recomeço diário o recomeço nas reencarnações, afim de que consigamos implantar esta realidade em nosso íntimo. Obrigado Deus Pai por este amor infindo por nós. Obrigado, filho querido, por este benéfico blog. Deus te abençoe iluminando cada passo teu.

    ResponderExcluir