Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TRANSMIGRAÇÃO DA ALMA

Os grandes iniciados do passado já conheciam tal Lei. Os templos sagrados e as doutrinas iniciáticas e esotéricas já preparavam seus seguidores para a grande viagem de mundo à mundo. Nos tempos atuais, o Espiritismo, que vem tornar publico o conhecimento antes voltado aos candidatos à iniciação espiritual, destrincha, com imensa beleza, a destinação gloriosa que nos cabe no concerto da vida: de vida em vida e de mundo à mundo, viajamos no infinito para círculos cada vez mais amplos, mais belos, mais cheios de plenitude, de felicidade.

A transmigração progressiva da alma é dos princípios espiritas menos abordados conquanto tocado por beleza infinita e digno repositório da esperança para as almas que sofrem e sonham. Após o aprendizado fornecido pela Terra, absorvida a sabedoria a ser conquistada no planeta que hora habitamos, seja como mundo de expiação, seja como regeneração, o indestrutível ser que somos alça voo embusca de mais luz, mais realizações, mais sabedoria. O grande pensador e poeta da França, Victor Hugo, em mais uma das suas felizes reflexões, disse certa feita:

" NADA SE ASSEMELHA À ALMA COMO A ABELHA. ESTA VOA DE FLOR PARA FLOR, AQUELA DE ESTRELA PARA ESTRELA. A ABELHA TRAZ O MEL, COMO A ALMA TRAZ A LUZ.

De estrela em estrela vamos conhecendo a indescritível Criação e sentindo toda a pujança dos Universos. Nessa vertente de ascendência, percebemos como valorizamos exageradamente certos aspectos da vida na Terra, no tocante aos seus percalços, e entendemos, felizes, que esses espinhos pequeninos nada representam ante a grandeza do que nos aguarda infinito à fora. Compreendemos que vale a pena suportar os revezes do mundo com a resignação operante. Todo o passado terreno com suas agruras irá se tornar uma pequena nesga de dissabores e diante da alma se abrirão caminhos de vida intensa, de vida em abundância. Mais depurada, a alma mais ascende, expande sua consciencia e penetra o que antes era mistério insondável. Vasculha o Cosmos e descobre em si mesmo os portentos que o deslumbra nas constelações. A vida cintila em mil metamorfoses e ganha nuances inimagináveis. A beleza apresenta-se como nenhum artista no mundo pode decifrar e palavras serão traços irrisórios em sua capacidade de comunicação para expressar o turbilhão colossal de luzes e cores, sons e perfumes, sentimentos e poderes. Se nos fosse dado perceber pequenas nuances do que escrevo agora, sentiríamos vertigens e como anjo de asas cortadas, tombaríamos sob o peso de mil sóis em nossos ombros frágeis...

Diante disso, levantemos da tristeza para a esperança, da sombra para a luz. A transitoriedade desses momentos infelizes é a preparação para o que não terá adeus, nem angústia, nem pequenez. Todo esse feliz amanhã, porem, deve se formar por dentro de nós, tecendo o fuuro com a vontade firme do presente. Afinal, iremos viajar, de estrela em estrela, na direção de mais luz, na medida em que viajemos de estrela em estrela no universo da própria consciencia.

Tenham paz.

2 comentários:

  1. Há pouco o que comentar, somente dizer que achei lindo demais o texto.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelo texto. Excelente.
    Abraços.

    ResponderExcluir