Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SUICÍDIO JAMAIS!

Esse é um tema delicado, profundo, espinhoso. Todas as religiões defendem a vida em qualquer circunstância. Lamentavelmente, milhares de desesperados pensam em evadir-se da vida pelas enganosas portas do suicídio. E a desilusão é enorme quando fazemos essa infeliz opção. Primeiro, porque descobrimos que ninguem consegue fugir da vida. Ela é permanente, indestrutível. O depoimento nas reuniões mediúnicas de companheiros suicidas é sempre marcado por enorme remorso e o fato de acordar na própria vida, embora na invisibilidade para os olhos da Terra, é das mais atrozes amarguras. O sofrimento é de tal magnitude que quase sempre é inenarrável.

O Espiritismo, ao revelar em detalhes a vida após à morte, nos desvendou a dura realidade que passa os que lá aportaram pelos dolorosos mecanismos do suicídio. É a demonstração mais poderosa de que matar-se não apenas não resolve nossas dores ou dificuldades como piora a situação. Agrava-nos os percalços, intensificando a sensação de inoperância e fraqueza. A consciencia, acordando para o fato de não termos confiado em Deus, em sua Bondade Ilimitada, queima o íntimo.Muitos dos que recorrem a esse ato extremo, sentem a decomposição do organismo físico, acrescentando aos seus inúmeros martírios, a percepção aguçada do sofrimento causado aos familiares e amigos pelo insano ato.

Muitos se perguntam se vale à pena orar pelos suicidas. Claro que sim! A prece é um alívio e grande sentimento caritativo, tornando-se refrigério aos que carpem as angústias dessa natureza na realidade espiritual. Afinal, não podemos esquecer que Deus é o Amor Infinito e o Amor não desiste nunca. Suas Leis não são condenativas e sim reeducativas, objetivanmdo o aprendizado da criatura. A oração atinge o suicida como orvalho ou luz bendita, o amparando na grande noite de seusatrozes sofrimentos.

Claro que cada caso é um caso. Não se pode afirmar que todo suicida sofre de maneira identica pois os multiplos fatores que levam ao gesto interfere na própria natureza dos males que advem à alma equivocada. Independente disso, novas etapas virão, novas encarnações, no entanto, se isso é expressão da Sublime Misericórdia, não se pode escapar à lei de causa e efeito e isto é um fator a mais de se evitar a atitude lamentável da auto-destruição( do corpo, claro).

Alem do sofrimento após a morte do corpo físico, ainda haveremos de encontrar as sequelas nas futuras encarnações expiatórias. Por todo esse entendimento, seja qual for o problema que estejamos atravessando, jamais devemos dar guarida ao pensamento sombrio do suicídio. Coragem para enfrentar os desafios pois toda dificuldade passa e é superável. Deus não está adormecido e sabe, perfeitamente, das nossas necesidades. Quando Ele permite o prolongamento de determinadas lutas é porque Ele sabe que carecemos desses embates para que nos preparemos para entender a grandeza da vida, sua plenitude e a imensa felicidade que nos cabe no concerto da vida. Nada de desespero. Nada de desânimo ou abatimento. Firmeza e confiança pois o Alto nos fornecerá o amparo de que carecemos e as ferramentas necessárias à superação de qualquer embate. Diante de qualquer noite, haverá sempre amanhecer, até que venhamos a merecer o eterno meio-dia.

Suicídio, JAMAIS!

2 comentários:

  1. Obrigada pela resposta, anjo querido.
    Tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
    "A consciência, acordando para o fato de não termos confiado em Deus, em sua Bondade Ilimitada, queima o íntimo". É exatamente isso, falta de confiança Nele, na força para vencer os obstáculos, o que vai enfraquecendo cada vez mais uma pessoa que passa a desacreditar na vida e perde o ânimo. Creio que vale a pena e muito, orar pelos nossos irmãos suicidas. Faço isso sempre que oro, tenho certeza que ajuda e tb, no que diz respeito à falta de ânimo e depressão, além de ajudar com carinho, amor, conselhos, vale lembrar a importância de orar por eles tb para evitar que se torne mais um doente ou suicida. É o que digo, está tudo incluído no amor ao próximo, mas se eu não me amar, como poderei amar o meu próximo ? Então vem a resposta que não cala: se estou em depressão ou pensando em suicídio, é pq não me amo e sendo assim, não posso amar o meu irmão. É preciso reflexão, cuidados, confiança, oração e acima de tudo, fé em Deus. Força para vencer as provas.
    Obrigada por mais essa ajuda, meu querido.
    Te amamos muito.
    Abraços com todo carinho e sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. O espiritismo me salvou do suicídio. Essa doutrina além de consolar, nos salva de nós mesmos.

    obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir