Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

"ATEUS" ?

Um amigo do noso blog postou comentário no texto ( antigo) que escrevi aqui, sobre ateísmo. E faz uma indagação sobre o fato de que, nos países mais desenvolvidos ( na Europa ), encontra-se o maior número dos que se dizem ateus. Solicita indicação de alguma obra à respeito ou se eu poderia dar alguma explicação sobre o fato. Bom, sem qualquer pretenção de esmiuçar o problema, esgotando-o, tenho, porem, uma idéia em torno da questão que reputo convincente na explicação do fato.

A Europa sofreu profundos traumas relacionados com a religião. Palco de duas grandes guerras mundiais, afora os conflitos étnicos e culturais localizados, muito frequentes na história do Velho Continente, alguns desses conflitos realizados em "nome de Deus" mesmo quando outros fatores estivessem implicados, a Europa desenvolveu uma compreensível ojeriza às concepções religiosas oficiais vigentes. Junte-se a isso as conquistas da ciencia e da cultura que, em combatendo idéias "infantis" sobre deus, embora respeitáveis, vem afastando as mentes esclarecidos de padrões de crença que já não lhes atendem a inteligencia. Creio que, quando os europeus conseguirem superar mais o trauma e o receio dos males que as religiões, de alguma forma, produziram na sociedade européia desde séculos atrás e tiverem a oportunidade de conhecerem o espiritismo, com  a apresentação do Deus espirito, da força imanente do universo, então, se renderão às evidencias. A ciencia, tão admirada pelos europeus, está sendo o grande instrumento utilizado pela Divina Sabedoria, na preparação da verdade. As evidencias da presença de Deus cada vez mais se concretiza na astronomia, na física moderna, na nova biologia, nos estudos mais avançados da psicologia transpessoal.

Os europeus, em sua maioria, tem sua religião, não, porem, no mesmo número que em outras parte s do planeta. E a ausencia de uma religiosidade vivida tem levado a encontrarmos no velho continente, o maior número de suicídio da face da Terra. Socialmente, a Europa avançou , no entanto, a ausencia do valor espiritual tem permitido desajustes muito próprios desse "apartatar-se "de Deus. Mas o Mundo superior tem planos, sim, para o continente que tanta contribuição trouxe à humanidade em suas diversas angulações. No humanismo, na cultura renascentista, nos avanços da ciencia e nas questões sociais, muito devemos à Europa. Ela, como todo o mundo, conhecerá o sopro da renovação, agora dividindo com outras regiões do planeta, a importância de seus valores e idéias para um mundo melhor. No entanto, economicamente, da Europa não devemos mais esperar vanguardismo ou dinâmicas hegemônicas. Isto pertencerá, conforme afirmam os benfeitores espirituais, a América e, principalmente, à Ásia.

Um comentário:

  1. O grande orador Divaldo Franco já relatou que esteve presente em um dos campos do Holocausto há cerca de 01 ano atrás e depreendeu-se com uma situação degradante, com espíritos ainda presentes e presos nas câmaras de gás que dizimava centenas de Judeus ao mesmo tempo! Basta verificarmos a história da formação da Europa e compreendemos que o velho continente foi moldado as custas de guerras sempre tendo a religião aliada às batalhas! Foi assim quando o Império Islâmico derrotou os cristãos por volta séc. VI, depois com as cruzadas pregadas pela Igreja Católica, recuperando grande parte desses territórios perdidos para os mulçumanos. Na minha ótica, as religiões dominantes trouxeram mais malefícios do que benefícios ao povo Europeu na sua história. Não é compreendível o ateísmo pois Deus pode ser encontrado na nascer do sol, no céu estrelado, no azul celeste, na água límpida das chuvas, no arco-íris, entre tantas outras maravilhas da nossa natureza. Mas a falta de religião pode ser compreendida devido aos fatos históricos ali acontecidos. O nosso Brasil é muito jovem e passou por invasões até o século 19, mas quando o país realmente cresceu populacionalmente viveu-se sempre em harmonia com os demais povos e nunca tivemos "guerras santas", em nosso país-continental,onde o nome de Deus e do Cristo foi associado a estupidez de matar o nosso próximo pelos interesses e a ganância material!

    Um abraço.

    Leonardo Paiva.

    ResponderExcluir