Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

LUTAS QUE ESMAGAM

Somos pequenos, muito pequenos. Falo, claro, por mim. Me permitam essa abordagem tão pessoal. As colossais batalhas interiores nos convidam à vigilância sobre os próprios passos e à conquista da humildade autentica. Quando devassamos, com sinceridade e transparencia, a realidade interior, não podemos ainda ficar presos às ilusões da vaidade e ao incenso do orgulho. Perdoem-me a expressão talvez dura: tolice extrema.

Observando nossas quedas habituais e repetitivas, parece que estamos em luta permanente. São lutas que ameaçam nos esmagar, se não voltarmos as forças à fé viva, à compreensão das sagradas interferencias do mundo espiritual em nosso favor. Apesar de nossas fragilidades, não estamos sós. Mãos sublimes e forças magistrais nos amparam e traçam diretrizes para que venhamos a conquistar o mundo íntimo e a liberdade espiritual. Para isso, necessário nossa adesão à verdade, a começar da verdade íntima, sem escamotearmos as sombras que ainda desafiam a nossa paz. Só temos a ganhar se assim fizermos.

Não seremos esmagados, porem. Sobreviveremos sempre. A imortalidade nos oferta esse tesouro. Que isso nos sirva de estímulo ao bom ânimo. Importante pensar que, a depender dos esforços atuais, poderemos avançar consideravelmente na estrada da iluminação. O que podemos conquistar no hoje, não podemos imaginar. E o futuro nos reserva abençoadas oportunidades para prosseguimento da auto- educação. Essa certeza muito me consola.

3 comentários:

  1. Como é gratificante adentrar no seu blog pois tem sempre algo a nos ensinar e refletir. Muito obrigada. Você é um iluminado. Obrig.......da.

    ResponderExcluir
  2. Fred,

    Há um tempo (na verdade, muito tempo), ando duvidando de muitas coisas. Questionando, querendo provas e estou começando a ficar incomodada com isso. Desde pequena, embora eu tivesse medo de falar porque minha educação foi muito rígida e voz de criança não era ouvida, me questiono sobre as várias coisas do universo, sobre os planos de Deus para a minha encarnação, visto que nasci muito doente (tive eritroblastose fetal, uma doença que se não mata, deixa a criança com sérias sequelas neurológias) e no entanto estou aqui vivinha da silva e sem nenhuma sequelinha sequer.
    Esses meus questionamentos de infância, era para saber de onde Deus veio. Morria de me perguntar isso, mas tinha medo de expressar a dúvida e levar um tapa. Eu cresci e junto do meu desenvolvimento, os questionamentos aumentaram. Mas eu conseguia fazer a política da boa vizinhança com eles e quando conheci o Espiritismo, os quetionamentos se acalamaram.
    Então, veio o tal do nível superior de ensino e, dentro de um curso de saúde, onde trabalhamos com coisas tão tangíveis, tão concretas, minhas dúvias que ora dormiam, acordaram como um vulcão em erupção.
    Medo de morrer é uma coisa que todo mundo tem. Acho que vc também tenha (kkkk). Mas agora, meu medo aumentou, não tenho mais certeza da reencarnação, nem muito menos se existe vida do lado de lá. Vivo pensando que um dia minha mãe vai morrer e meu medo aumenta de forma exponencial. Ultimamente, vivo com medo, e as tais certezas que tinham, se dissolveram na faculdade. Minhas noites de sono são terriveis, porque durmo, porém não descanso. Insônia, e mais insônia estão me acompanhando quase sempre.
    Eu vou ao Centro Espírita, faço as palestras e faço isso, porque mesmo diante de tantas incertezas e medos, o Espiritismo ainda é a religião mais racional que conheço.
    As vezes, ouço alguém dizer que tava com dor no pescoço, nas costas e elas mesmo dizem: "Era um espírito em cima de mim". Tenho vontade de sair correndo, porque dor nas costas é má postura, hérnia ou seja lá o que for o caso.
    Não sei o que fazer... Me sinto culpada por isso.
    Falei sobre meu nascimento, porque acredito que Deus realmente queira alguam coisa comigo, porque me deixou viva, saudável e dos 05 filhos que minha mãe teve, fui a única que sobreviveu. Mas queria respostas e não as tenho. As vezes penso que Deus me deixou aqui com uma vida boa, de lutas, lutas árduas, porém uma vida que muitos queriam ter, porque eu tenho que ser alguam coisa para ajudar as pessoas.
    Por exemplo: Todo mundo fala que uma má educação, faz péssimos seres humanos. Mas, diante da reencarnação, e sabendo que a pessoa tem uma índole, um aprendizado prévio, a má educação não teria efeitos nocivos, visto que lá no imo, o ser humano tem bondade, respeito e tal. Porque se os péssimos seres humanos que existem fossem filhos da má educação, então é para admitir que temos apenas uma existência e não várias encarnações. (Entende o que quero dizer?)

    Quando vejo um corpo inerte num caixão, ou imagens fortes (como de dua smoças que foram assassinadas aqui em minha cidade), não consigo ver vida além disso. Não consigo ter certezas. Se vc perguntar se faço preces antes de dormir, vou responder que sim e rogo aos espíritos, falo em encarnação, mas é como se eu tivesse mentindo para mim mesma ou, como se na prece, eu tivesse me esforçando para acreditar em alguma coisa.
    Escrevo esse texto com os olhos marejados... escrevo apreensiva. Sei que tem pessoas sofrendo no mundo, e não escrevo esse texto com pena de mim. Mas procurando uma resposta. Algo que eu compreenda e que seja completamente lógico e racional.
    Perdoe-me se te incomodo. Mas não sei porque vc é a única pessoa que me vem a mente para desabafar tudo isso.

    Um abraço e que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  3. Obreiros da vida eterna...

    "Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão." (André Luiz).

    ResponderExcluir