Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MINHA CIDADE - REFEM DA VIOLENCIA

Peço desculpas aos companheiros do blog pela abordagem referente à minha cidade, Cabo de Santo Agostinho. É que vive ela uma situação que bem representa o macro universo do Brasil.  Hoje, O Cabo, junto com a cidade de Ipojuca, ambas pertencentes ao polo do porto industrial de Suape, é a ponta de lança avançada de desenvolvimento, não só do Estado de pernambuco como do Nordeste do país. Sem infra estrutura adequada para receber os altos investimentos apostados no porto de Suape, a cidade vive uma verdadeira explosão de violência, acompanhada ( ou acompanhando ) o tráfico de drogas e a prostituição. Favelas aparecem para todo lado até porque, a fama de muitos empregos nesta fase de construção civil de grandes empresas, trazem corações esperançosos de serem aproveitados e isto não ocorre como pensam. Junto, vem os que já militam na criminalidade.

Os governantes, em uma ação mi8diático, anunciam programas que cuidarão com carinho, dos brasileiros mais frágeis. Deus queira que isso ocorra. Lamentavelmente, não consigo me entusiasmar com isso. Afinal, lembram nas eleições a quantidade  de creches que seriam construídas ? Até agora , nada. Bom, mas não quero e não devo ser pessimista quanto à isso. Convivo com a realidade que não é aquela que assistimos nos programas políticos na TV. Trabalho com, comunidades carentes e vejo amiséria em que vivem. Lido com crianças sem creches e sem perspectivas nas áreas carentes onnde nossa casa atua. Dói olhar tudo aquilo. Quando me posiciono dessa maneira,o faço com vivencia. Eu sei como vivem milhares de irmãos nossos. Tento fazer minha parte alertando os politicos, governantes de todos os partidos ( a postura deles é bem semelhante, independente de partido ) à respeito da oportunidade que eles tem de melhorar a vida dos brasileiros, emancipando-os, promovendo o cidadão.

Minha cidade me comove e entristece pelo momento contraditório que vive. Está cada vez mais rtica econômicamente mas cada vez mais pobre em qualidade de vida e moralidade. Há coisas que quando chegam sem a contrapartida da evolução adequada, traz em seu bojo muitas dores. Com certa nostalgia, olho para a minha cidade e parece que quase vejo os espectros queridos a olhar suas ruas sinuosas e apertadas com a mesma tristeza que trago. Não que eu seja saudosista e que desejasse voltar o passado. Não, não mesmo. Tem que ser daqui para frente, com progresso, desenvolvimento e avanços sociais fundamentais. Riqueza material não significa riqueza na vida do cidadão. E sem o trato para com os valores superiores da vida, riqueza material irá sempre rimar com violencia e abandono, injustiças e amarguras.

2 comentários:

  1. O que podemos falar que não esteja saltando aos olhos?
    A seca, fera indomada, voltou à cena com toda sua força. O nordeste (Região que mais cresce no Brasil) vive assolado pelo velho e cruel fantasma da escassez, que tipo de crescimento é esse? Que tipo de avanço social foi alicerçado nos últimos 10 anos de um governo, cujo slogan e propaganda eram tirar o povo sofrido do nordeste da condição de miseráveis?
    Reportagem de hoje da folha.com, a região de Canindé de São Francisco - SE (às margens da Usina hidrelétrica de Xingó), cidade prospera do Sertão Sergipano, encontra-se em estado de emergência.
    No nosso estado a perspectiva é a pior possível, as barragens distribuídas pelo agreste e sertão, agonizam em seus últimos de derradeiros centímetros de água, e as obras (canais) da transposição que deveriam estar amenizando o sofrimento de alguns milhões de nordestinos, não passou de falácias de certo ex-governante, nordestino sofrido que saiu daqui enxotado pela seca que hoje castiga os seus ex-conterrâneos.
    Que tipo de crescimento é este? Que Brasil é este?
    Forte Abraço – Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo Fred. Infelizmemente é uma realidade em vários pontos de nosso país.
    Agora em relação ao controle de verbas que vem sendo mal administrado, vimos esta semana na
    reportagem do Fantástico o esquema dos precatórios, dinheiro que estava sendo utilizado por dois
    desembargadores e uma funcionária que tinha dois celulares no valor de 33 mil reais, menciona-se também as mansões
    avaliadas em 3 milhõese seus carros de luxo, afirmando ainda que, ficou em palácios em Paris, desfrutando do
    dinheiro público. Hoje, Fred, infelizmente sabemos que muita verba do governo e de algumas prefeituras são
    utilizadas para beneficio próprio. Se este dinheiro fosse utilizado corretamente para saúde, educação, e em
    hospitais, pois só quem sabe como está o atendimento são aqueles que não tem condições de pagar um Plano
    de Saúde e se dirigem a hospitais da Rede Pública . Hoje, existe uma grande quantidade de jovens drogados e familias
    desesperadas sem estrutura psicológica para lidar com este problema, infelizmente o governo não tem
    investido pesado nesse tipo de problema porque não adianta colocar mais policiais nas ruas.
    A problema tem que ser avaliado em sua causa e não so no efeito. Tirando os jovens das ruas investindo
    em educação, moradia, qualidade de vida, isso sim reduziria a violência.
    Então acredito que este é um caminho para as soluções como a violência
    entre outros de nossa sociedade. A utilização correta das verbas públicas e mais rigidez nas
    investigações de uso do dinheiro publico e punindo todos aqueles que impedem o progresso.

    ResponderExcluir