Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A SECA E O DESCASO

O  Nordeste vive um de seus mais intensos períodos de seca. É cíclico. Todo mundo sabe que vai chegar em algum momento. Um presidente bem popular fez a maior festa referente `a transposição das águas do rio São Francisco. e como em outras ocasiões, o que foi anunciado com festa imensa ficou no retardo, não prosseguiu. Lembro quando se festejou, tambem, que éramos auto suficientes em combustível. Resultado: estamos importando combustível e, provavelmente, haverá falta deste em algumas regiões do país neste final de ano., segundo a imprensa vem abordando.

Assisti, agora há pouco, o Jornal Nacional apresentando o dinheiro público desperdiçado na obra do São Francisco. Bilhões quase perdidos. Mato cobrindo boa parte dos trechos abandonados e onde há concreto já posto no que seria o canal de transposição, há rachaduras e quase todo o trabalho será refeito. Enquanto isso, os animais morrem de sede e o sertanejo padece das mesmas agruras de sempre ante a falta d'água.

Segundo o Ministério responsável, a transposição era um projeto maias complexo do que eles imaginavam, conforme noticiado pelo telejornal. Novamente a história se repete: falta de planejamento pois aqui mesmo, em Pernambuco, a refinaria de petróleo que custaria 2 bilhões, já está orçada em 20 bilhões, com uma série de aditivos sobre o seu preço. A atual presidente da Petrobrás reconheceu a falta de planejamento do governo anterior. Quanto à seca, após meses de seca cruel em todo o Nordeste e parte de Minas Gerais, a presidente reuniu-se com os governadores para tratar do problema e anunciar, como de praxe, recursos para combater o que já era para estar sendo combatido desde o início. Desculpem. Eu não posso deixar de fazer referencia a isso pois temos diante de nós o sofrimento agudo dos irmãos sertanejos, quando a seriedade de nossos homens públicos poderia já ter, se não resolvido o problema, de fato bem complexo mas que tem solução ( o povo de Israel sabe disso e Las Vegas tambem ), pelo menos, dado a assistencia necessária, minimizando o dilema dessa natureza. O ralo por onde escorre o dinheiro dos impostos continua aberto. A sangria precisa ser detida. Só aos céus cabe resolver e atuar sobre isso ?



4 comentários:

  1. A atual presidente teve que demitir 9 ministros, lidar com o julgamento do mensalão e encarar o esquema de corrupção de caichoeira. Isso tudo em menos de 2 anos. Ela está com as mãos atadas e não pode fazer milagres. Se alguém quiser fazer algo diferente vai ter que fazer uma revolução. E creio que isso ninguém quer, nem mesmo o alto.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,

    Começo meu comentário indicando uma revolução em andamento, e ela não vêm do alto, vem do planalto central.

    http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/104706_UM+HOMEM+FICHA+LIMPA

    E aí me pergunto, todos os escândalos enfrentados pela 3ª etapa do Governo do PT, são os frutos que vêem sendo colhidos desde a entrada deste mesmo partido no poder? Certamente em outros Governos tivemos vários escândalos e desmandos, mas todos os enfrentamentos da “presidenta” são a colheita do plantio equivocado de seu antecessor, ou estou falando alguma bobagem?

    Esta semana vimos às fotos do Governador de PE abrindo um sorriso de orelha a orelha, após a divulgação da realização da copa das confederações no Recife. Em Recife? E em Recife está sendo construída alguma arena, ou será em São Lourenço da Mata? Será que falo alguma bobagem? Todos os esforços foram e estão sendo feito para liberar rios, ou melhor, oceanos de R$$$$$$, para o atendimento das exigências da FIFA, a lei de proibição de venda de bebidas nos estádios foi derrubada, ou será outra bobagem que estou falando?

    Enquanto isso as obras da transposição do Rio São Francisco, que traria um alento ao povo sertanejo está parada ou em ritmo lento ou abandonada, transformou-se num amontoado de ferro e concreto largado no meio da paisagem do semi-árido nordestino, ou estou falando mais outra grande bobagem?

    E no litoral sul? Esta semana vimos reportagens que falam da violência na cidade do Cabo de Stº Agostinho, assaltos, ocorrências de drogas, matança, e toda a sorte de situações resultado do crescimento desordenado a que a comunidade foi submetida, crescimento sem planejamento.

    E o sucateamento do HUOC (Hospital Universitário Osvaldo Cruz), de dar pena, um centro de formação e excelência daquele, esquecido, abandonado, entregue ao descaso.

    Enfim, os desmandos saltam aos olhos.

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Lei Geral da Copa votada em caráter de "urgência" e "relevância", na obscuridade, diante da inexistência de audiências públicas... Oi?! Neste caso, acredito que fizeram uma releitura disforme dos reais sentidos atribuídos constitucionalmente do que realmente seja matéria de urgência e relevância (que não coloquem depois a culpa no eu lírico). Pois, Copa considerada como tal, em detrimento ao quadro caótico o qual estamos enfrentando na saúde, educação, segurança... bem como a questão da SECA, que devemos, em grau superlativo, elevar os sentidos de relevância e urgência, é inadmissível! Com relação ao comentário do Gustavo, peço licença e, acrescento que não só derrubaram a lei que proibia bebidas alcoólicas nos estádios, como queriam vetar o direito dos estudantes a pagarem meia-entrada, ou seja, iriam derrubar a lei da meia-entrada também... sendo, que foi dado o famoso "jeitinho brasileiro" para sanar essa questão, e resolveram aumentar o custo dos ingressos, para preservar o direito dos estudantes. Isso mesmo... um verdadeiro surdo de absurdos!

    ResponderExcluir
  4. Correção: "um verdadeiro SURTO de absurdos", e não "surdo"... foi ótimo. rsrsrs!

    ResponderExcluir