Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O ENCANTO PELA VIDA

Verificamos, costumeiramente, pessoas que perdem o encanto pela vida. Vagam entre as experiencias do mundo sem ânimo, sem perspectivas, carregando toneladas sobre os ombros ou vazias, sem compreender o propósito do existir. Encontram-se chumbadas ao chão. Não trazem asas que as guindem para ares mais rarefeitos. Não entendem sua origem divina, não compreendem os poderes de que são constituídas e não alcançam os sagrados objetivos da vida.

Em geral, estão abatidas pelas provações e atravessá-las sem enxergar a inteligencia das Leis é sacrificial. Resgatar-se é fundamental. A vida tem seus encantos extraordinários. Nem falo daqueles que o conhecimento espirita nos proporciona, em cima da certeza da imortalidade, da benção da reencarnação e por aí vai. falo mesmo daqueles encantos que até os descrentes podem ver, se o desejarem.

Parar numa esquina e encontrar alguem que se conhece ou até mesmo olhar para quem não se conhece. Tomar sorvete com o filho ou acariciar o animal de estimação. fazer alguem sorrir ou conversar amenidades com os amigos. Estar entre irmãos, observar uma bela paisagem, ler um belo romance ou se deliciar escutando Djavan. Vai tambem de Roberto Carlos. Ou Vinicius de Morais. Ler Ferreira Gullar ou Drummond. Tomar suco de araçá bem gelado ou abraçar o ser amado. Sonhar com as estrelas ( sim, porque sonhar é a ante-sala da realidade ) e comer uma salada com molho barbequiu. ler o Evangelho e se colocar a serviço do bem. Amar. Simplesmente, amar.

Se voce puder ajudar um coração a se reencantar pela vida, ah, aí está uma grande caridade. Agora, só se consegue isso quando se tem , em si, esse encanto. Como está o seu ?

4 comentários:

  1. Também vou acrescentar: fixar o olhar em um ipê com flores rosas ou amarelas,rir de passagens engraçadas que aconteceram, junto aos nossos filhos,caminhar de pés descalços em uma areia de praia limpinha, sentir uma manhã fresca e agradável...São tantas coisas que perdemos as contas não é mesmo? Gostei bastante e ler "O encanto pela vida".

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda Fred.
    Essa sua frase:-A vida tem seus encantos extraordinários...
    Pois é.E na eminência de perde-la(ela,a vida),começamos a fazer "vistas finas" á esses encantos.
    Chegamos á conclusão de que a felicidade é uma questão de predisposição.Se estivermos predispostos,coisas simples são a própria felicidade.
    Eu,por exemplo,estou meio que namorando a vida nos ultimos tempos.kkkkk
    Um abraço imenso.

    ResponderExcluir
  3. Essa vida que é para muitos tão rica e para tantos tão pobre... Rica não de dinheiro, mas de belezas, de intensidade... Pobre não de viver, mas de enxergar, de sentir, de amar....
    Fato é que nessa jornada que é a vida, hora seguimos e hora paramos e cabe a cada um de nós escolher voltar à tona ou não nesse mar de águas frias e quentes...
    Eu mesmo, já vivi e já morri tantas vezes...
    Mas é assustador quando perdemos a capacidade de justificar a nós mesmos a continuidade dessa jornada.
    Acho que estou me acostumando com o silêncio que faz aqui em baixo...

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Frederico! Estava "passeando" pelo seu blog, vendo suas postagens antigas (me empolguei tanto que esqueci do arroz que estava cozinhando e quase queimou, rsrsrsrsrsrs), e dentre tantas interessantesa me deparei com essa, que fala sobre o encanto pela vida... Muito bonita!!!

    ResponderExcluir