Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

AS RELIGIÕES ORGANIZADAS E COMO DEUS SE APRESENTA

Nesses período de grandes mutações da civilização um dos mais árduos desafios encerra-se no campo das religiões. O  mundo não suporta mais uma ideia de um Deus distante e severo, quase indiferente ao que somos em nossa fragilidade. daí, creio, vem a grande angústia de muitos que seguem religiões mas não conseguem encontrar serenidade, segurança, acolhimento. O Deus severo de antigamente ainda está presente nos pesadelos de muitas almas. Ao invés de um Deus acolhedor, amigo e protetor, amor infinito e compreensão incondicional, um senhor inatingível.

Essa angústia ajuda a entender porque um número cada vez maior de pessoas vem abandonando as religiões tradicionais e buscando a espiritualidade à sua maneira, sem amarras teológicas. Buscam maior leveza e uma experiência mais profunda, íntima, com o Criador. Algo dentro do ser humano diz, nos dias atuais, que Deus não é propriedade de instituições organizadas e nem de representantes específicos, ordenadores do acesso a energia misericordiosa que rege a vida. Os parâmetros da espiritualidade ganham maior largueza cada dia que passa. O ser humano vai se encontrando com o que poderíamos chamar de religião natural.

É preciso que as tradicionais religiões tragam Deus para a experiência comum, para a proximidade com o coração humano. E efetivamente, Ele não está distante.  sentimento de inferioridade e o atávico senso de pecado colocou-nos muito distante de Deus. Sim, pois Ele nunca se postou longe de nós.  Espiritismo, exatamente por não ser uma religião institucionalizada, apresenta o potencial e a prática de trazer esta realidade sublime para nossa experiência de relação com Deus. E é preciso cuidado para não alimentarmos, equivocadamente, por atavismo, esse distanciamento, que não é proposta do espiritismo.

Sentir Deus tocável, próximo, é fundamental para entendermos a grandeza da vida. A chamada experiência mística dos grandes espíritos que passaram na Terra se caracteriza pelo fato deles terem sentido que Deus estava tão próximo deles que poderiam "tocá-lo", tal a percepção de proximidade e segurança que sentiam. Por humildade, não acreditavam que estivessem indo até Deus. Sentiam que o Criador, em sua Misericórdia, se chegava à suas dores e pequenez. O amor de Deus incondicional se caracteriza por esse estar presente em nossas vidas.

Quando penso em Jesus tenho a sensação de que não faz sentido ficar pensando em sua volta pois ele nunca se foi. Deveria ser, para todos os que o estudam, a luz presente cotidianamente em nossa vida. Ele, como governador da terra, não poderia ficar distante de nós. A humanidade está sob sua tutela, embora saibamos que ele tem seus prepostos que auxiliam nas atividades. O amor, porem, não se distancia, não é mesmo?

As religiões começam a valorizar a espiritualidade muito mais que as práticas externas. Umas mais lentamente que outras. Terão que fazer esse movimento sob pena de não atenderem as profundas necessidades das pessoas. Estamos caminhando para a relação com Deus em espírito e verdade no templo do coração. Uma relação mais íntima e leve, mais amorosa e compreensiva.  Aos que sofrem, isso representa maior sensação de acolhimento, ternura e consolo; aos que buscam satisfação intelectual em relação ao divino, representa mais amplo entendimento da grandeza da vida e compreensão mais larga de como esse tão decantado Amor Incondicional funciona. Sim, esquecemos, habitualmente de que Deus é o Amor sem impor condições. A incondicionalidade de Seus Amor rege, inclusive, aquilo que chamamos Sua Justiça. É ele, o Amor Incondicional, que sintetiza Suas leis, harmonicamente vibrando entre justiça e bondade, misericórdia e causa e efeito, ternura e responsabilidade.

Para encerrar essa postagem já um tanto longa, divulgo a mensagem que a amiga espiritual Marta nos trouxe, segunda feira, em uma reunião privativa, lá na Casa do Caminho,  sobre Deus. A mensagem veio face a uma indagação de uma companheira sobre como eu via Deus.  Deixo a delicadeza da mensagem para vocês saboreá-la:

                                                     DESTE-ME  DEUS


Olhei os teus olhos, amiga, que me agasalharam na suave luz, mesmo sem que eu houvesse te pedido. Tuas mãos se estenderam amparando-me na queda, quando poderiam permanecer distantes de mim.
Teu sorriso acendeu constelações em meu céu quando a noite estava sem estrelas, tumultuada pelas rudes provações.
Me abraçaste de encontro ao peito e senti um calor diferente, pois era um reflexo do sol das amizade, sem me exigir bondade, sem me pedir respostas.
Lembro tua voz suave e entrecortada por certa timidez, afirmando que desejava saber como eu estava.
Deste-me Deus quando assim agistes. Fizeste-me sentir Sua presença e, se pudesse defini-Lo, na retina dos meus olhos, com algum tipo de forma, não tenho dúvida, amiga, que Deus teria , pelos tesouros que me entregaste, o teu semblante.
Assim eu vejo e sinto Deus.

                                                    MARTA

O que acharam?

2 comentários:

  1. AMIGO FRED, LINDA MENSAGEM E UMA BOA REFLEXÃO...PORÉM ENTRETANTO, TOMEI A LIBERDADE DE EXPOR SEU TEXTO NO MEU MURAL DO FACEBOOK, ESPERO QUE NÃO TENHAM NENHUM PROBLEMA. AMO SUAS POSTAGEM SEMPRE QUE POSSO DOU UMA OLHADA E EM SEGUIDA FAÇO UMA REFLEXÃO INTIMA. SUAS PALAVRAS CONFORTADORA COMO SEMPRE. OU AMIGO ESTOU NA EXPECTATIVA DE REVER-LO NO ENCONTRO DA AMEM. SUA MISSÃO MISSÃO COMO SEMPRE NOS DAR UM CONFORTO E SUA MENSAGEM EM MARTA UM ESCLARECIMENTO MAIOR. HÁ SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DA MÍDIA O QUE NOS TEM A ESCLARECER SOBRE OS FATOS? UM FORTE ABRAÇO E QUE JESUS SEJA SUA INSPIRAÇÃO NESTA CAMINHADA DE AMOR... UM FORTE ABRAÇO DE SUA AMIGA KIKA. MACEIÓ.

    ResponderExcluir
  2. Realmente amigo Fred sem comentários o amor
    incondicional sempre presente!!!!! Muita luz para vcs!!!!! Amigo tentei ligar pra ti hoje de tarde
    chamou e não consegui falar contigo, não tentei
    + porque achei que estavas ocupado.Amigo será
    que não da pra vc colocar o seu email aqui no
    Blog ficarei agradecida!!!! Abraços e muita luz!!!

    ResponderExcluir