Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MUITO ALEM DO CÂNCER...

O título dessa postagem poderia ser, também, muito além da Aids, muito além da hanseníase, etc. Quero abordar a capacidade que tem a alma humana  de superar-se, vencendo seus desafios. E trato do assunto pelo fato de ter encontrado, ao longo da minha caminhada, inúmeros exemplos dessa heroica superação. Casos e situações dramáticos, vivido por corações sensíveis e por famílias inteiras, que não se deixam abater ante os dolorosos percalços. Essas lições vivas encheram minha vida de sublimes esperanças em mim  mesmo, favorecendo refletir sobre minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, dando-me forças para dizer ao meu coração o quanto posso e devo me empenhar na superação das minhas dificuldades.

A mensagem é clara: jamais parar no caminho, entregar-se ao desânimo. Esses exemplos a que me refiro falam com a voz de Deus. Diante das lutas renhidas, enfrentadas até com sorrisos na face e resignação confiante, esses espíritos fortes, em meio às suas provações, não deixam de acreditar, creem na proteção de deus, que ao final de tudo haverá uma luz compensadora dessas dores lancinantes. Ao olhar para as dificuldades que nos alcançam na atualidade, podemos verificar que temos tudo para manter a serenidade e a calma. Deus nos concede ferramentas maravilhosas de amparo e sustentação, de estímulo e otimismo. É sabermos enxergar e sentir.

Sempre que posso recomendo uma visita à um hospital de hansenianos ( os que ainda restam pois a enfermidade, graças aos céus, hoje é tratada de outra maneira ) pois foi neles que encontrei os mais belos ensinamentos morais e de fé da minha atual existência. Foram mais de vinte anos em contato mais próximo de irmãos vivenciando a amarga enfermidade. Exemplos vivos de fé arrebatadora e, até mesmo, os que não tinham essa força mas viviam suas dores provenientes do desprezo familiar, da indiferença social e da mutilação decorrente da própria doença.

Em hospitais voltados ao tratamento do câncer, quntas vidas não nos ensinam ali? Quantas crianças, portadoras do mal encontramos com o olhar entristecido ou, até com um sorriso inocente na face, ao lado de seus pais macerados pela dor mas, ainda assim, confiantes na misericórdia divina...visitando o abrigo de nossa querida Helena, aqui em Recife, que ampara portadores de câncer proveniente do interior e que não teriam onde ficar durante seus tratamentos, somos defrontados com estados impressionantes de avanço da enfermidade, assim como nos defrontamos com a energia deles, lutando e desejando viver, avançando á despeito das inúmeras dores.

É bom termos olhos para ver e identificarmos esses casos. Creio que essa atitude nos fortalece ante os problemas e males que todos temos que enfrentar na vida. E como extraordinário auxiliar, temos o conhecimento que nosso melhora moral, assim como a prática do bem, favorece a vitória sobre as provações da estrada, fortalecendo a alma no rumo da grande luz. Pois muito além de nossas dores resplandece a vida sem mazelas e a felicidade plena que nos aguarda à todos.

2 comentários:

  1. Realmente são dores, aprovações que temos que
    enfrentar em nossa jornada aqui no planeta.
    Precisamos muito da fé viva e não da fé morta.
    Passamos por certas enfermidades porque são com
    elas que aprendemos ser pessoas melhores.
    Sem falar das bagagens que trazemos de outras
    vidas que não é fácil hoje estou passando pelas
    minhas dificuldades quem sabe se não foi de
    outras vidas por falta de responsabilidade ou
    mesmo de compromisso com aqueles em que Deus
    deixou sobre minha responsabilidade.
    Não me envergonho de dizer que choro e muito +
    não de revolta + com esperança e fé no nosso
    Pai amoroso e na espiritualidade amiga que tudo
    será resolvido para que eu possa desencarnar
    em paz com a certeza do dever cumprido.
    Amigo muita paz e luz em seu coração!!!!!






    ResponderExcluir
  2. Amigo que seu final de semana seja recheado de amor bênçãos e alegrias!!!! Tenho que passar
    porque me sinto como uma mãe abençoando um filho
    quando eu não passar é porque houve algum
    imprevisto. Abraços!!! Muita luz!!! Beijos!!!!

    Para refletirmos!!!

    De que são feitos os dias?
    - De pequenos desejos,
    vagarosas saudades,
    silenciosas lembranças.

    Entre mágoas sombrias,
    momentâneos lampejos:
    vagas felicidades,
    inatuais esperanças.

    De loucuras, de crimes,
    de pecados, de glórias
    - do medo que encadeia
    todas essas mudanças.

    Dentro deles vivemos,
    dentro deles choramos,
    em duros desenlaces
    e em sinistras alianças...
    Cecília Meireles

    ResponderExcluir