Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

QUANDO OS DOGMAS ADOECEM

Li,  dia de hoje, no jornal excelente Folha Espírita, artigo sobre o pensamento do cirurgião Décio Iandolli, querido amigo, sobre a questão da fé em Deus que gera saúde mas, também, um tipo de fé que pode produzir doença, desencadeando estados emocionais deprimentes, incômodos, até infelizes...Os dogmas, a fé que não se discute, a noção de um Deus severo, que não perdoa, agressivo, pronto a condenar seus filhos por qualquer erro que tenha cometido, tudo isso provoca um nível de estresse agudo e mina a esperança de recomposição da criatura que veio a comenter deslizes.

A crença em Deus, como a ciência já começa a demonstrar, é importante para a saúde humana, sobretudo quando os valores desencadeados por esta fé encontra-se alicerçada na espiritualidade que se traz na própria natureza de que somos constituídos. E uma crença em Deus baseada na confiança no Pai, na sua ternura infinita e Amor incondicional, preenche a alma do ser com poderosos elementos de bem estar e segurança, produzindo uma calma e serenidade condizente com a proteção e o acolhimento que a pessoa se sente envolta por sua crença.

Estudos comprovam  a reação do sistema imunológico aos estados positivos da mente e do coração. Já a crença temerosa desencadeia incertezas e sensação mais ampla de culpa, produzindo mais infelicidade e angústia. A relação nossa com Deus necessita sofrer alteração. Jesus nos ensinou exatamente isso e parece que a humanidade e, particularmente, a cristandade, não entendeu isso. O Pai zeloso, que cuida dos lírios e dos pássaros nos céus, não deixaria de zelar, de cuidar e de zelar pelos seus filhos em experiência na condição humana. O amadurecimento vai chegando aos poucos e nos distanciando do Deus antropomórfico, cheio dos defeitos humanos, que a cultura dos séculos em distorção religiosa produziu.

Fé e espiritualidade produzem saúde. Fé racional, elevada. Crença dogmática desencadeia enfermidade emocional e psicológica, distorcendo a própria crença e a finalidade das religiões. Mas o grande salto já começa a ocorrer. Espiritualidade é estudada nos grandes centros acadêmicos do planeta e breve, suas abordagens chegarão vigorosamente no seio das múltiplas religiões. Até que, pela vivência e pela compreensão mais elevada de Deus, viveremos a religião natural, cósmica, do amor, preconizada nos dias de hoje, pelo espiritismo. Com saúde e felicidade.

Um comentário: