Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UMA ENERGIA PODEROSA

E lá estava eu, em praça pública, falando sobre o Livro dos Espíritos, em pleno coração da cidade de João Pessoa, com os transeuntes saindo do comércio. Numa promoção da Federação Espírita da Paraíba, o evento se desenrolou durante todo o dia, numa promoção ousada até certo ponto, contando, ainda, com apresentações artísticas em diversos horários. Toldos armados e um público espírita maravilhoso, sentado ( a maioria ), aguardando nossa palestra que encerraria a empreitada. Nesta mesma praça - a praça dos cem réis - no começo do século XX, o grande apóstolo do Espiritismo, Vianna de Carvalho, notável orador e entusiasta divulgador da mensagem, subiu em um caixote de madeira e defendeu o espiritismo com destemor, de maneira corajosa e veemente, aliás, como muito se exigia, àquela época pioneira. Uma energia poderosa perpassava a praça. A emoção era enorme. De alguma maneira, iria repetir o gesto do grande tribuno, claro que com enorme diferença no contexto em que estava se dando o fato.

Fiquei encantado com a promoção efetuada pelo presidente da federação, o querido amigo Marco Lima. E sua equipe, revezando-se durante todo o dia, mantinha a energia vibrante, segundo nos falaram no local. Cheguei quase na hora de proferir a palestra face a compromissos em Recife, precisamente na assembleia legislativa, que se estendeu para além das 13 horas, retardando-nos o almoço e a consequente viagem à João Pessoa. De parabéns à Federação Paraibana, à equipe dedicada dos espíritas paraibanos e às muitas instituições espiritas que estavam presentes. Ah, também observamos várias pessoas que passavam pela praça e paravam para ouvir a abordagem, atraídas pelas beleza do conteúdo espiritista. Enfim, foi a primeira vez que tal evento foi realizado e, segundo percebi, a dose deverá ser repetida no próximo ano.

Gostaria, ainda, de ressalvar que a federação paraibana sempre desenvolve atividades para o grande público, com serenidade, sem estardalhaço, mas envidando esforços para que um maior número de pessoas tomem contato com o pensamento da doutrina. Assim, há anos o seu anterior presidente, José Raimundo, estabeleceu uma ação vigorosa nos cemitérios de João Pessoa durante o dia dos finados, entregando mensagens consoladoras e realizando palestras esclarecedoras sobre vida após a morte, grande iniciativa que beneficia muitos corações. Admiro, por toda essa iniciativa, o movimento espírita paraibano.

2 comentários:

  1. Amigo fico feliz demais que maravilha acho que
    este projeto deveria ser estendido por todos que
    fazem parte da Doutrina. Acho que esse gesto de
    ir a praça pública é digno humilde e bastante
    esclarecedor para ver se os nossos irmãos acabam
    com a discriminação existente com relação a
    Doutrina Espirita. Jesus pregava para multidões
    não é verdade. Portanto parabéns aos dois pela
    coragem atitude e amor que vocês abraçam a nossa
    querida e amada Doutrina. Abraços no coração!!!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE A INICIATIVA DA FEDERAÇÃO PARAIBANA, INCLUSIVE A DISTRIBUIÇÃO DE MENSAGENS ESPÍRITAS NOS CEMITÉRIOS NO DIA DE FINADOS. A FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA BEM QUE PODERIA ADOTAR AÇÕES SEMELHANTES. AS BOAS INICIATIVAS DEVEM SER IMITADAS SIM.

    ResponderExcluir