Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SOBRE PRETO VELHO NO CENTRO ESPÍRITA

Eva Macedo postou comentário ( vide abaixo do texto meu sobre preto velho no centro espírita ), referindo-se ao fato de Divaldo Pereira Franco ter uma determinada posição à respeito. E ela enviou um linck de um vídeo em que nosso apóstolo da divulgação tece comentários à respeito.


Eva, eu já tinha visto o vídeo. Admiro profundamente Divaldo,assim como, creio, a grande maioria dos espiritistas. Sua palavra é sempre muito abalizada, porem, isso não impede que formemos nossa opinião, aliás, algo muito próprio do espiritismo: aprendemos, tambem, a pensar por nós mesmos, o que não quer dizer que não reformulemos nossos pensamentos desde que nos convençamos dessa necessidade. Dessa forma, Eva, quando voce expressou que "ante de falar eu pesquisasse", digo-lhe que tanto o que escrevi é fruto de um ponto de vista que considero doutrinário como, sobretudo, evangélico. E se voce ler com mais carinho o que escrevi, verá que, essencialmente, não há significativas diferenças entre minha concepção e a que Divaldo professou. O que muda, creio, é a maneira de encarar a atuação de pretos velhos nas casas espíritas.


Escrevi com a máxima clareza que posso que a casa espírita não pode renegar ninguem. Deve ser acolhedora. Falamos em caridade e amparo mas temos dificuldades para aceitar esses nossos companheiros de jornada, apenas porquen trazem,ainda, em sua generalidade, condicionamentos e atavismos? Alem do mais, lendo atentamente o que escrevi, voce deve ter verificado que mostrei que não devemos alimentar os condicionamentos desses amigos, orientando-os, esclarecendo-os quanto à essa nova realidade espiritual. Recebe-los com afeto e carinho não é o mesmo que mante-los nessa situação. O que não podemos concordar é o preconceito que se expressa muitas vezes em nosso ambiente espírita, inclusive, como se os amigos que se apresentam como tal fossem uma praga ou algo dessa natureza. Neste aspecto, sobre o esclarecimento deles, verifique que corresponde ao ponto de vista de Divaldo.


E, por fim, ainda que tivéssemos efetivamente opiniões diferentes sobre o tema ( o que não acho que tenha ), embora respeite o extraordinário tribuno espírita , a quem devo, particularmente, momentos de incentivo e consolação em alguns dos nossos encontros nos eventos da doutrina, permaneceria com a opinião que externei pois o universo é belo pela diversidade e, com o uso da razão, entendemos que podemos formular idéias e conceitos, tambem compreendendo que não devemos achar que somos donos da verdade. Sei que nosso Divaldo tambem não deseja que só suas palavras representam toda verdade das coisas. Creio que minha posição sobre como receber nossos irmãos "pretos velhos" encontra-se compatível com o Evangelho, assim como, com a finalidade do espiritismo. Se necessário, podemos voltar a tratar do assunto. Um abração, Eva

5 comentários:

  1. Prezado Fred, minha intenção é a de obter esclarecimento sobre esta questão. Porque no meio espírita, ultimamente, existe uma grande defesa sobre os espíritos de nossos irmãos afrodescendentes desencarnados, o que é muito digno, porém alguns estão misturando o espiritismo com umbandismo, o que tem feito com que o caráter da doutrina venha ser distorcido em seu conteúdo mais elementar no que diz respeito a codificação. E ao invés de nós espíritas divulgarmos a Doutrina Espírita esclarecendo a população e a sociedade sobre as consolações da Doutrina estamos confundindo as pessoas cada vez mais, ao invés de esclarecer e consolar, que é o papel do Espiritismo. Compreendo a discriminação de alguns mas como posso ir de encontro ao codificador se o mesmo questionou a comunicação de Pai César na Revista Espírita de junho de 1859 : http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1859/06c-conversas-familiares.html#on

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred, minha intenção é a de obter esclarecimento pois o codificador faz algumas observações na Revista Espirita de junho de 1859 sobre o espírito de Pai Cesar: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1859/06c-conversas-familiares.html#on.
    Esclarecimento no sentido de que, ultimamente, no meio espírita, existe muitas defesas sobre nossos irmão afrodescendentes desencarnados e que vem causando muitas confusões sobre o que é Espiritismo e o que é Umbandismo. Ao invés de esclarecermos e consolarmos a sociedade com a codificação espírita estamos confundindo e deixando de esclarecer misturando conceitos e rituais que não fazem parte da Doutrina. Respeitando, obviamente , todas as religiões, mas a Doutrina Espírita é uma ciência experimental, e por essa razão o codificador quando questionou Pai Cesar na Revista Espírita, ele provou a condição dos pretos velhos no mundo espiritual sem contudo desmerecer a bagagem espiritual do mesmo. De tal forma que o espírito São Luís precisou auxiliar a comunicação espiritual servindo como intérprete. Isso nos mostra que não é uma questão de discriminação , mas como o codificador deixa claro , de condição evolutiva.

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo!

    Essa sua energia é surpreendente e admirável. Infelizmente os antolhos que trazemos ainda não nos permite vislumbrar a mensagem por inteira, mas vamos nos esforçando aprendendo por partes, para um dia vermos tudo face a face.

    Se queremos conviver com a diversidade, temos que estar abertos a todos os tipo de duvidas e experiências e não precisamos comungar com elas, será suficiente RESPEITAR.

    Saber usar as palavras, não é somente usar termos e expressões rebuscados, é essencialmente carrega-las de bons sentimento.

    Forte Abraço

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Querido FRED o Espíritismo não se faz de quem sabe mais, porém da liberdade que temos para estudar.Estou com você a não permissão, seria uma forma de excluir, e nesta Doutrina Maravilhosa a exclusão inexiste. Aqui não é um depoimento contra Divaldo ou a favor de Fred. Mas sim uma forma racional de se poder estudar sem amarras nossa Doutrina. Sugiro quem é contrário seu comentário lê as Revistas Espiritas de Kardec. Com certeza terá uma interpretação melhor do tema.
    Abraço Fraterno
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigo Fred. gostaria se possível que o Senhor me auxiliasse a tirar uma duvida. Ja escutei afirmações que o médico Dr. Bezerra de Menezes realiza trabalhos de medicina espirituail onde existe o uso do alcool e do cigarro, ou atraves de mediuns que fazem uso dessas substancias. Ja que o Senhor trabalha com este querido espírito gostaria de saber se é possivel dr. Bezerra consiga trabalhar em ambientes com esses tipos de substancias? obg. paz

    ResponderExcluir