Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

MUITO A FAZER

Li, agora à pouco, resultado de uma grande pesquisa envolvendo instituições respeitáveis de caráter internacional, sobre a aplicação para a saúde pública em 48 países. O resultado, para o nosso Brasil, foi terrível. Ficamos em último lugar. A pesquisa engloba diversos critérios, como estrutura hospitalar, leitos, aparelhos adequados, qualificação, investimento adequado, etc. Até o Equador ficou na nossa frente.

Por mais que incomode os que simpatizam por este ou aquele partido, a verdade é que, conforme o que já escrevi aqui, o problema da saúde no Brasil não é, apenas,  a ausencia de médicos. Isto ocorre em alguns locais e quanto maior o número de profissionis, claro, melhor. O problema nacional está relacionado, tambem, e mais gravemente, a falta de medicamentos, de ambulâncias, ao fechamento de leito hospitalar ( só de 2010 para cá foram milhares de leitos desativados ), infiltrações nos prédios, filas que assistem a morte de pacientes, desmotivação de profissionais, etc.

Como a sociedade brasileira, infelizmente, vem se caracterizando como extremamente violenta, alem de possuir uma educação colocada, tambem, entre os últimos lugares, temos um caldo de cultura que teremos que resolver, e não será com jogo de promessas de nossos agentes políticos. Fundamental atitudes e, sobretudo, a participação do cidadão, tomando consciencia de sua importância. Algumas pessoas demonstram surpresa por lerem, de vez em quando, minhas abordagens sobre os problemas nacionais. Talvez elas não estejam acostumados  ao fato de que o espiritismo não nos aliena da realidade,ao contrário, nos mostra como podemos contribuir para o progresso da sociedade, seja votando com cuidado, seja vivendo em nós, o que cobramos dos políticos e administradores.

Qualificar a vida pública é fator essencial para termos uma população atendida. E ter um cidadão que cumpra seus deveres tambem é algo fundamental para termos o que precisamos. Direitos e deveres, eis a chave para, ao meu ver, colaborarmos para a melhorias das condições da população e qualificação dos quadros políticos. A regeneração tambem contempla a transformação na maneira de se fazer política. E por isso mesmo sou favorável a que o espírita ou qualquer pessoa que cultive religiosidade, desde que apresente vocação e sincero desejo de ajudar no processo, se candidate e que \Deus o inspire, se eleito, a cumprir suas funções com dignidade,conforme os padrões morais preconizado por sua crença. Só não pode e não deve fazer campanha na instituição espírita, envolvendo-a e desnaturando seus objetivos. Não misturar. Aliás, as instituições recebem, para tratamento e busca de conhecimento, pessoas vinculadas a diversos partidos políticos e ideologias e não devem ser constrangidas por campanhas dentro do templo.

Não podemos cultivar o pensamento de que não se gosta da política e que é assim mesmo. Não, não. A política é um instrumento de relevância para a melhoria da sociedade como um todo. Aliás, é essa sua função. O fato de muitos agentes políticos terem desnaturado sua finalidade não nos deve fechar os olhos para sua importância. O fato de nos afastarmos do conhecimento político com asco, até compreensível, não resolve e nem acende esperança de transformação. Se os "bons" se omitem, os "maus" tomam o espaço e aí sim, as coisas pioram. Outros países, embora não sejam perfeitos, já possuem agentes políticos agindo da melhor maneira possível, sob o domínio de leis que servem para todos e são respeitadas. Isto pode ocorrer em nosso país tambem. Não somos uma ilha. O que ocorre na Suécia, na Finlãndia e na Austrália, por exemplo, tambem pode vir a ocorrer conosco. Sei que são contextos diferentes mas fizeram o que tinha de ser feito: investiram em educação, qualificação dos cidadãos, em leis democráticas e instrumentos para que estas sejam cumpridas. Sim, podemos fazer o mesmo. A estrada é longa e a caminhada é árdua mas podemos alcançar os objetivos. É preciso acreditar.

3 comentários:

  1. Exatamente Frederico! A política faz parte da nossa vida e precisamos tomar cuidado em quem nós vamos eleger para nos representar, não vamos trocar nosso voto por qualquer dinheiro, nem por qualquer favor ou promessa. Precisamos conhecer a proposta de cada candidato, o que ele defende. Precisamos votar conscientemente, e para isso, vale despreender alguns minutos de nosso tempo para assistir os horários reservados aos partidos políticos, pesquisar suas propostas, para que através desse voto consciente, possamos cobrar o que eles por ventura deixarem de fazer quando estiverem lá. A política é importante sim e precisamos dela, Também acredito em um Brasil melhor, onde as leis sejam cumpridas a corrupção exterminada, e pessoas de boa vontade e que tenham sede de justiça, e intuito de fazer o melhor de si por um país de fato democrático se candidatem, se aproximem da política para que o Brasil seja realmente um país de "ORDEM E PROGRESSO".

    ResponderExcluir
  2. Fred, em um dos grupos de estudos espíritas que participo estamos estudando BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO. Se não fosse esse livro eu não teria nenhuma esperança em nossos dirigentes. E estudo a doutrina a muito tempo. Sou engenheiro de uma economia mista. Não fiscalizo obras porque não permitem. Já se vão uns 12 anos. É muito difícil crer em melhoras em nosso Pais. Mais uma vez a doutrina espírita me ergue, não me deixa esmorecer. Mas é muito difícil. Um Estado que gasta 300 milhões em aluguel de carros; 40 milhões com buffet; 20 milhões com helicóptero, etc, permite que seja PRIMEIRO LUGAR em violência. O que esses dirigentes vão encontrar no porvir? Valerá para eles: PAI, PERDOA-OS QUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM? Que DEUS o ampare e possibilidade nos trazer conforto e esperanças para os nossos corações.

    ResponderExcluir
  3. Fred o nosso Brasil tem muito a se fazer e o que fazer porque um País que tem de tudo para o sustento do seu povo era para ser um País de primeiro mundo sem nada destas mazelas que aí está. Nós como cidadões devemos abrir os olhos para não repetirmos e colocarmos esses corruptos que só fizeram afundar e mangar da nossa cara e da nossa dignidade se depender de mim ninguém vota eu sou a primeira a aderir. Acorda Brasil chega de tanta miséria!!!!! Afffffffffff!!!!! Abraços amigo!!!! Um inicio de semana de muita paz em seu coração!!!!

    Vamos Refeletir!!!!!

    Por isso creio
    Cada noite no dia,
    e quando tenho sede creio na água,
    porque creio no homem.
    Creio que vamos subindo
    o último degrau.
    Dali veremos
    a verdade repartida,
    A simplicidade implantada na terra,
    O pão e o vinho para todos.
    Pablo Neruda

    ResponderExcluir