Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O PAÍS E A INVERSÃO DE VALORES

Mais uma vez encontramos nos meios de comunicação informações que indicam como o Brasil vem sofrendo de uma profunda e inquietante inversão de valores. Agora, no caso da Petrobrás. Que esta está tendo ( ou teve) desvio de muitos milhões de reais, alem de má gestão, isto o mundo todo sabe, a Polícia Federal sabe, o Ministério Público sabe. Lamentavelmente, a PF chegou a evidencias, inclusive, de possíveis ligações até mesmo com o tráfico de drogas, sem falar no comprometimento de figurões da república.


Um dos presos nas investigações, ao lado de onze outros envolvidos, ex-diretor da estatal e pertencente aos quadros do PT. Envolvido com doleiros e desvios, sem dúvida, é o que chamam de arquivo vivo. Pois bem, um juiz do supremo, Dr. Theori, um dos últimos indicados pela presidente Dilma Roussef, exatamente quando tudo indicava que o ex-diretor estaria deprimido e poderia abrir  informações comprometedoras, solta todo mundo que estava detido. Voltou atrás quando a imprensa "deu" em cima e houve indicativos que os doleiros tinham muito dinheiro no exterior e poderiam fugir, o que seria fácil pois as fronteiras brasileiras são uma peneira. O juiz mandou de volta para a cadeia todos, menos o ex-diretor da Petrobrás, exatamente quem poderia falar e revelar mais coisas do esquema e foi preso, ao lado da família, tentando destruir provas.


O que me motivou a abordar esse tema no blog , alem das claras posições favoráveis aos envolvidos, é a inversão de valores. Vejam bem: uma pessoa é pega furtando um pedaço de comida e, sendo preso, fica no sistema carcerário, até esquecido, passando mais tempo do que deveria. Claro que este cometeu um erro, mesmo que tenha sido movido pela fome dos filhos. A lei é a lei. O que ressalvo é que se encontram presas pessoas que cometeram pequenos delitos enquanto quem participou de desvios milionários do erário público, é solto. Poderosos ainda tem facilidades tremendas no país.


Essas atitudes partidárias, ideológicas ou corporativistas enviam, então, para a população a mensagem que o crime compensa, alem de estimular a revolta na população como um todo. O resultado, vemos nas ruas: violência e mais violencia, uma população que só se acha honesta quando a polícia está nas ruas, caso contrário, ela saqueia lojas e rouba utensílios e comidas. Decididamente, temos que consertar muita coisa. E precisamos de líderes que encontrem-se com essas necessidades, que acenem com o futuro e a modernidade, sobretudo, com a decencia e o cultivo dos valores mais nobres. Enquanto isso, sonhemos e trabalhemos para que, em breve, não precisemos da justiça para julgar infelizes atitudes dos cidadãos do planeta. Estas não mais existirão. O progresso irá se cumprir

Um comentário:

  1. Caro amigo, acho que este seu blog, focado na difusão do evangelho, não é o melhor lugar para desabafos de ordem politica. O evangelho é a busca da verdade e a politica á a arte de oculta-la.

    ResponderExcluir