Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

OS JOVENS E DEUS

Esta noite conversava com um querido amigo aqui da Casa do Caminho e o conteúdo se referiu aos jovens e os problemas que estão enfrentando, como as drogas e o desnorteamento familiar. Conversa vai, conversa vem, e ele me falou, professor que é, sobre a enorme quantidade de jovem que vem se posicionando descrentes de Deus. Adolescentes que , ou não creem, ou simplesmente trazem dúvidas à respeito.

Ante o turbilhão de desafios que as famílias vem enfrentando, o problema da descrença nos jovens, alguns quase criança, não pode ser desprezado enquanto elemento a requisitar dos pais e educadores um olhar diferenciado. Dentro do nosso ponto de vista há um fator que contribui para esta circunstância: os pais da atualidade parecem não se voltar para esse conteúdo em relação aos seus filhos.

Em gerações passadas, os pais e avós ensinavam os filhos e netos a orar, a conversar com Deus e em sentir-lhe a presença. Hoje, os pais, muitas vezes, apenas deixam os filhos a entrar um pouco mais na internet antes de dormir. As crianças crescem desequipadas de Deus. Por outro lado, com todo respeito que as religiões nos merecem, elas, em certas circunstãncias, não conseguem responder às indagações dos garotos sobre a diversidade das situações a envolver o ser humano. A enorme quantidade de sofrimento, inclusive, atingindo cranças, levam muitos dos jovens a questionar a presença Divina. As novas gerações trazem a inteligência mais aguçada e necessitam respostas mais racionais.

Eles, porem, não são fechados à idéia de Deus. Muitos milhões, espontaneamente, creem no Criador. Muitos externam, inclusive, a grande alegria que sentem por servirem à Deus. O movimento evangélico atrai sempre um grande número de jovens e a igreja cartólica ainda constitui sua juventude com um considerável número de adolescentes. Agora, parece ser fato que o aumento de jovens descrentes merece ter a atenção de todos nós, sobretudo, protegendo-os para que isso não represente a entrega deles a uma vida débil, consumista, puramente materialista e degradante.

Os problemas da afetividade em família, com certeza, contribuem para o desnorteamento de garotos e garotas perante a vida , assim como quanto a desconexão em relação à Deus. Isso pode ser revertido? Claro que sim. Dependerá muito de encararmos o problema, nos revestirmos de amor  e entendimento, de argumentos sólidos e carinho. O traçado para a Terra, para a humanidade, é o progresso espiritual, então, esse desafio é algo que solicita reajuste. O coração da juventude tem sede de Deus. Só precisa de almas que lhe apresentem o Poder Supremo da maneira mais adequada e cheia de afeto.

3 comentários:

  1. Realmente,Fred. A juventude atual clama por Deus, mas a correria é grande para o materialismo esquecendo-se de si próprio. Afogando-se cada vez mais no lodaçal da ignorância. Os pais principalmente, tem uma parcela grande de culpa.

    ResponderExcluir
  2. Amigo belissimo texto e que os jovens assim como os adultos busquem Deus porque ele está de braços abertos a nos receber não importa a religião temos que ter fé e é por isso que ele nos diz: Eu sou caminho verdade e vida ninguém vai ao pai se não por mim belissimo este chamamento acho divino. Amigo aproveitando te desejo um ótimo final de semana recheado de bençãos estendendo á familia!!!! Beijos no coração!!!! Muita luz!!!!

    Para Refletirmos!!!!

    Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

    O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.

    Procuro semear otimismo e plan...tar sementes de paz e justiça.

    Digo o que penso, com esperança.

    Penso no que faço, com fé.

    Faço o que devo fazer, com amor.

    Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!
    Cora Coralina

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, irmão Frederico !
    Mas hoje em dia satanás tem usado muitos atrativos para que o jovem se corrompa e não tenha ânimo pelas coisas do Senhor. Se observarmos na maioria da juventude de hoje vamos ver jovens dispostos a tudo, mas quando se fala em trabalhar para Deus eles escapam e dão muitas desculpas.
    Infelizmente o mundo caminha assim !
    Gratidão !

    ResponderExcluir