Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 31 de janeiro de 2010

POLÍTICA E MENTIRAS

A POLITICA É UMA DAS ATIVIDADES MAIS NOBRES E IMPORTANTES DA EXPERIÊNCIA HUMANA. É POSSÍVEL QUE ALGUNS DOS NOSSOS LEITORES, ACOSTUMADOS A MINHAS ABORDAGENS VOLTADAS PARA QUESTÕES ESPIRITUALISTAS POSSASM ESTRANHAR UM TEXTO COM ESSE ENFOQUE. NA VERDADE, NÃO HÁ PORQUE ESTRANHAR.

NÃO HÁ INCOMPATIBILIDADE ENTRE ENFOQUES DE NATUREZA ESPIRITUAL E QUESTÃO POLÍTICA, DESDE QUE VENHAMOS A MANTE-LA EM PATAMAR ELEVADO,DENTRO DE UMA VISÃO CONCERNENTE À SUA INFLUENCIA NA VIDA DAS PESSOAS.

SER ESPIRITUALIZADO NÃO SIGNIFICA ALIENAR-SE DAS COISAS DA TERRA, SOBRETUDO,QUANDO SE REFERE A IMPORTÂNCIA DE QUE CADA AÇÃO HUMANA SE REVESTE JUNTO À COLETIVIDADE. A MEDIDA EM QUE CRESCEMOS POR DENTRO PODEMOS ENXERGAR MELHOR O COMPROMISSO QUE SE TEM JUNTO À SOCIEDADE HUMANA. E ESSE COMPROMISSO SE ESTENDE EM EXEMPLIFICAR O AMOR À VERDADE.

VEJAMOS O NOSSO PAÍS. RICO DE POSSIBILIDADES E,NO ENTANTO,CONVIVEMOS COM A AUSENCIA DA VERDADE NA INTIMIDADE DO UNIVERSO DA POLÍTICA. MANIPULA-SE UM FATO DE ACORDO COM INTERESSES SÓRDIDOS E VIOLA-SE O MAIS COMEZINHO DEVER PARA COM A RETIDÃO. SEI QUE DEVO PARECER INGÊNUO PERANTE OS QUE JÁ SABEM,SOBEJAMENTE,QUE HÁ MUITO A POLÍTICA ENCONTRA-SE MANCHADA POR NEFASTOS ATOS. MAS TEIMO EM TRATAR DE RETIDÃO NESSE SETOR EXATAMENTE POR ENTENDER E ACREDITAR QUE A LEI DO PROGRESSO AGE EM TODOS OS SETORES DA ATIVIDADE HUMANA.

SE É UMA SIMPLES PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS,OCORREM COISAS ESCABROSAS PARA BENEFICIAR ESTE OU AQUELE CANDIDATO. E A INSTITUIÇÃO QUE SERIA SALVA-GUARDA DO PROBLEMA PARECE FAZER VISTA GROSSA.

FALA-SE O QUE NÃO SE SENTE E VENDE-SE GATO POR LEBRE. A MELHOR MANEIRA DE SE SUPERAR TUDO ISSO É O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO,QUE PERMITIRÁ O SURGIMENTO DE UM ELEITORADO COM MATURIDADE POLITICA E SENSO CRÍTICO,O QUE DIFICULTARÁ AS MANIPULAÇÕES, OS ENGODOS E A DESFAÇATEZ

MAS, SERIA ESSE O MOTIVO PRINCIPAL QUE FAZ OS GOVERNANTES NÃO INVESTIREM NA EDUCAÇÃO DE SEUS ELEITORES? NÃO SERIA O MEDO QUE ELES,ENFIM, NÃO ACEITASSEM MAIS MITOS - DE DIREITA OU DE ESQUERDA - E VIESSEM A COBRAR O RETORNO DOS IMPOSTOS PAGOS COM TANTA DIFICULDADE OU POLÍTICAS PÚBLICAS SINCERAS DE CUNHO EFETIVAMENTE DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL?

NINGUEM DETERÁ A LEI DO PROGRESSO. CREIO QUE CHEGARÁ O TEMPO DOS MAIS MORALIZADOS ASSUMIREM O COMANDO NA CIVILIZAÇÃO, POR MAIS DIFÍCIL DE ACREDITAR QUE POSSA PARECER. ENQUANTO ISSO, OS QUE ALMEJAM SEREM BONS NÃO DEVEM SE OMITIR, AGINDO COM SERENIDADE E FIRMEZA, NA DEFESA DOS VALORES MAIS RESPEITÁVEIS DA ÉTICA HUMANA. E CUMPRINDO O SEU DEVER DE CIDADÃO. VOLTAREI AO TEMA EM OUTRA POSTAGEM.

Um comentário:

  1. Quando a Lei Áurea surgiu, pelas mãos da Princesa Isabel (que segundo alguns historiadores ela foi pressionada pela 1º Revolução Industrial a fazê-lo) esqueceram que o libertos, não sabiam ler, não tinha profissão e ficaram à margem da sociedade... Depois, veio a república com o intuito de libertar-nos definitivamente das amarras do Império... Logo após, veio a Ditadura e com ela, a censura de palavras onde não se podia manifestar livremente uma opinião contra o governo, com medo de ser exilado de sua pátria mãe... Aí veio a DEMOCRACIA, sinônimo de LIBERDADE... O Estado democrático onde se pode escolher governantes e também retirá-los do poder, se agirem contra a ética e a moral. Mas o que vemos hoje? Confúcio afirmou: Para prever o futuro, estudas antes o passado. E se estudar-mos o passado veremos que a educação nunca foi meta e objetivos de governos, pois o saber gera poder. Se o povo soubesse o poder que tem, não aceitaria passivamente as atitudes corruptas de nossos governantes...
    A Idade das Trevas ainda persiste em atormentar a sociedade, alienando-a com os sofismas de uma justiça e uma igualdade social inexistentes.O sonho da LIBERDADE existe e por isso, fico com a frase do grande compositor Geraldo Vandré: "Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

    Lutar Sempre!

    ResponderExcluir