Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 11 de julho de 2010

ANJOS À NOSSA VOLTA

Me foi solicitado pela participante Fau uma abordagem sobre "Anjos". Interessante como cada vez mais as pessoas estão se interessando à respeito desses eficientísssimos e discretos servidores de Deus. E o Espiritismo não se furtou em abordar o assunto. Allan Kardec debruçou sua inteligencia sobre o tema, a partir da questão 489 de o Livro dos Espiritos. Recomendamos que os leitores do blog possam ir até essa magistral fonte. Nela, vemos que o chamado Anjo da Guarda é um espirito protetor, que por simpatia, afinidade, missão ou dever, se encarrega de cuidar, mais de perto, de nossa evoluçao, acompanhando- nos através da inspiração. São de ordem elevada e frequentemente nos acompanham não só do nascimento à morte do corpo mas prosseguindo alem da desencarnação, podendo faze-lo, inclusive, em outras encarnações. Aliás, é o que habitualmente ocorre.

Espirito poderoso, o anjo protetor de nossa vida arrebanha, tambem, outros espiritos amigos, parentes do nosso passado, corações queridos, que nos secundam e apoiam na trajetória. A doutrina do anjo da guarda tão cara ao nosso coração desde a infância é baseada no fato verdadeiro dessa proteção exercida por uma alma de grande hierarquia, desdobrando esforços abnegadamente para o exito de nossos passos. Lamentavelmente, muitas vezes não lhes escutamos as ponderações na acústica da consciencia, e ele, como educador por excelência, respeitando nossa liberdade, aguarda a ação das consequencias, afim de que o aprendizado fixe- se em nosso ser, compreendendo, dessa forma, os mecanismos da Grande Lei.

Resultado do zelo divino para com as nossas necessidades morais, o anjo silenciosamente acompanha- nos o salto espiritual em direção às altas esferas, até que não venhamos a precisar mais desse Cireneu de Luz, por haver alcançado a plena condição de maturidade e iluminação, capaz de pautar- se o ser pelos seus proprios pés, em plena independencia.

É salutar que entendamos não estar, esse protetor divino, preso irremediavelmente ao nosso lado, como se nada mais no universo tivesse ele à realizar. Momentos existem em que não se faz necessária sua presença psíquica ou "física" ao nosso lado. Mas, caso apresente-se as circunstâncias, ele age, dentro dos mecanismos soberanos da vida. Inclusive, pode ocorrer desse anjo guardião ser substitiuído por outro da mesma grandeza, face à outras necessidades de ordem superior que apareçam nos planos mais elevados de Deus.

Os chamados anjos, portanto, são provas do Amor do Criador, a amparar os filhos mais incipientes do caminho, sustentando- os para que alcançem a felicidade. Não são seres à parte na criação, e sim, espiritos que, como nós, passaram pela mesma fieira da evolução, em encarnações múltiplas, provavelmente em outros mundos e atingiram a condição nobre de se tornar guia protetor de algum tutelado.

Recomendamos o estudo do tema no Livro dos Espiritos, sem dúvida, tema fascinante e de grande importancia para todos nós.

2 comentários:

  1. Lindo texto, ótima explicação Fred !

    ResponderExcluir
  2. Queria me habituar a constantemente conversar com o meu Anjo, para ter o discernimento necessário em várias situações da vida, o que não significa dizer q ele não faz isso através da inspiração...Mas se bem soubêssemos conversaríamos mais com ele.
    Muito bom!! Fred!!

    ResponderExcluir