Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ENQUETE

Hoje, gostaria de propor uma enquete aos que acompanham o blog: que importância terá para a humanidade a certeza da imortalidade?

Escrevam à vontade pois publicaremos as opiniões. Depois, faremos uma abordagem enfocando o assunto. Temos panos pras mangas nessa questão. Não é por acaso que estamos propondo isso. As descobertas dos cientistas relacionadas aos pacientes em estado de coma abriu um caminho enorme, que, sem dúvida, terá consequencias em várias abordagens médicas e humanas.

Taí a enquete. Gostaria de conhecer o pensamento de voces. Volto depois.

12 comentários:

  1. Toda importância, a partir dessa certeza as pessoas (não todas, porque mesmo com a certeza, vai haver aquelas que não vão acreditar, aquele velho véu sobre os olhos) enfim, a partir disso vamos ter uma visão mais ampla e menos materialista, menos 'vaga' do que seria a 'vida' propriamente dita, a nossa realidade vai expandir, e o espiritismo vai sair do patamar 'religião/ciência' na crosta terrestre e ser realmente praticado como um todo ou como uma única coisa o 'amor' sem exceções.

    ResponderExcluir
  2. A imortalidade, para muitos, é um assunto distante e evitado, pois quando falamos a palavra "morte", o medo toma conta e escutamos "vamos mudar de assunto"... No entanto, quando começamos a falar de comprovação científica, a humanidade começa a abrir os olhos e tentar enxergar de forma diferente. Acredito que os avanços da medicina e da ciência cooperam com a busca do homem para o entendimento de si mesmo. A imortalidade traz a certeza que nada o que fazemos, de bom ou de ruim, ficará sem seu retorno. Muitos fazem o mal acreditando que nada acontecerá, no entanto não morremos, somos imortais... Espero um dia poder viver em mundo com igrejas sem paredes, onde os homens tenham a consciência que a imortalidade do espírito é a maior prova do amor de Deus por nós...

    ResponderExcluir
  3. penso que qdo a humanidade tomar conhecimento da imortalidade,teremos chance de naõ mais nos perturbarmos tanto com coisas pequenas, não ficaremos mais tão doentes.Teremos o conhecimento de que do outro lado temos muito oque fazer,será que continuaremos tão ociosos qto aqui? Esta é minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Há, mais é claro que depois de uma certeza assim, tudo não seria do dia para a noite, até porque, leve em conta todos os milhares de anos, todas as fases, desde o inanimado que levamos até chegar a esse estágio. Que ainda é deprimente. Levando em conta isso, vemos que depois de uma certeza assim, claro, depois de muuuuuito tempo, chegaremos a um estágio de 'amor' . Faço minha as palavras de Fau''Espero um dia poder viver em mundo com igrejas sem paredes'' Há Frederico assisti uma palestra sua no 'O nosso lar' em janeiro, e espero que você volte logo!

    ResponderExcluir
  5. Quando nós tomarmos consciência, que a Doutrina Espirita existe para o nosso melhoramento,e conhecimento, com certeza essa dúvida da imortalidade do espirito deixará de existir.Não é em vão, que a ciência e a medicina andam juntas, nos mostrando a experiência de quase morte ,como fato real, das pessoas que por ela já passaram.Por isso devemos agradecer ao nosso MESTRE JESUS,por ter nos deixado uma Doutrina tão rica na sua essência,e nos mostrando com precisão dos seus ensinamentos,que são riquíssimos para nossa jornada evolutiva, é só acreditar e buscá-la.Fred que o MESTRE JESUS te abençõe.

    ResponderExcluir
  6. Concordo c a Alessandra, sobre nossa transformação interior, pois o q nos adianta sabermos q não morremos espiritualmente, se não fizermos a nossa trasnformação interna, se ficarmos vivendo aqui ou na espiritualidade como seres sem compromisso com o nosso EU e com nosso próximo. Acho que a partir do momento q nos encontrarmos internamente, que colocarmos o amor ensinado por Jesus " Amai vosso irmão como a nós mesmo", de fazermos o bem sem olharmos a quem, aí sim estaremos comerçando a nossa trasformação, uma caminhada árdua... nela encontramos o nosso Eu negativo "EGOÍSMO e ORGULHO", mas não difícil para ultrapassarmos, pois temos que estarmos sempre vigilantes "ORANDO E VIGIANDO" principalmente nossos atos e palavras, perante as pessoas, a vida....... Temos que agradecer a DEUS todos os momentos por essa Benção Divina, que Ele na sua imensa bondade e missericórdia, proporciona a todo os segundos,a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores e assim termos a conciência que a morte é apenas uma passagem p vida......Eterna. Que a paz do Senhor Jesus se faça presente em nossos corações. Muita Luz!

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, Fred! Muito obrigada.
    O paradigma que rege parte das religiões consiste em negar a existência da alma. Acreditam-se que a morte é inerente ao ser humano, tornando-o falho quando o mesmo passa a se prender ao corpo carnal, esqueçendo-se que são seres espirituais.
    Infelizmente ainda existe um maior número de pessoas que precisam vê para crêr, estas pessoas são categóricas com relação a existência da alma.
    Jesus Cristo apareceu aos apostolos com o simples,terno e meigo objetivo, comprovar a existência da alma e mesmo assim é preciso que a ciência venha comprovar esta existência. Se têm que ser assim para os São Tomés da vida acreditarem, que assim seja.
    Esta descoberta realizada pela ciência vêm corrobar e provar o que muitos sabem mas não querem acreditar, mesmo assim este achamento pode modificar muitos corações petrificados (diminuindo os problemas cardíacos por exemplo),extinguir as revoltas, tornar as pessoas menos egoístas (pois precisam se vê e vê o próximo como ser espiritual e unificado a DEUS), diminuir o sofrimento dos familiares pelas perdas dos seus entes queridos (pois a adesão a esse crédito não são feitos por todos os seres),diminuir as doenças (pois acredito que para elas atingirem o corpo é necessário que atinja o espírito), valorização, principalmente, familiar e respeito pelos pais, extinção das guerras pelo poder e por coisas realmente efêmeras, iluminação da mente humana e certamente extinção do extremismo. Estes são alguns itens que acredito serem relevantes, porém creio que a humanidade receberá muito mais.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Com a certeza da imortalidade da alma, quão menores serão os sofrimentos relativos às perdas de entes queridos... confortável e animador sabermos que nossos afetos que já retornaram à pátria espiritual, ainda vivem, trabalham, amam e podem comunicar-se conosco pelas vias do coração...
    Para nós espíritas que temos o privilégio de já conhecemos essa verdade, mais fácil a superação dessas perdas... sentindo saudades, é óbvio, mas com a certeza de que eles prosseguem vivos na caminhada evolutiva, tendo apenas mudado de endereço.
    Fico extremamente feliz em ver cada pequeno passo da ciência comprovando as grandes verdades dessa doutrina consoladora!!

    ResponderExcluir
  9. A importância de que tudo ficará mas claro, para podermos acreditar mais no que de fato viemos fazer no plano terreno. Com a certeza de que não morremos e sim renascemos para uma nova vida nos faz crescer espiritualmente. Daí a importância da humanidade ter da imortalidade.
    Que o mestre Jesus esteja sempre com você meu irmão amigo Frederico.

    ResponderExcluir
  10. Há! doce imortalidade, que me faz ir e vir com passaporte chamado responsabilidade,

    Imortalidade que me faz crescer... ser a cada dia luz,

    Imortalidade que a cada dia me faz dar mais um passo em direção a Jesus!

    ResponderExcluir
  11. Como continuar frio e indiferente à vida, ao sentido dela, às pessoas que nos cercam, após refletir sobre a possibilidade, para alguns, pois para nós é uma certeza, da imortalidade do homem após o egostamente físico de seus orgãos e o fim de sua vida física?
    Como continuar acreditando, como o tentou fazer uma tal de Sartre, de que somos uma seta para o nada?
    Como continuar acreditando em anjos e demônios como aprendemos durante tantos séculos?
    E o inferno, como fica, após refletirmos seriamente que somos imortais e que, vivendo uma vida completamente diferente da vida corpórea, não podemos sofrer os mesmos problemas que sofremos aqui: diarréia, câncer, DST's, pneumonia, etc?
    Como continuar com o mesmo ponto de vista?
    Como não pensar que o humilde pedinte não foi, no passado alguém muito caro aos nossos sentimentos?
    Enfim, a certeza da imortalidade nos abre todo um leque de possibilidades antes ditas como impossíveis, mas, que o Espiritismo já afirma serem reais à mais de 150 anos.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. A imortalidade é o consolo Divino, oportunidade do Maior, diante da sua fé de Pai em nós: Ele quer se sejamos os construtores da nossa luz.
    Sem culpas, os as reabalhando, descordinando oportunidade e as trabalhando, olhando cada vez mais nosso intimo e trabalhando-o, por fim olhando ao redor e vendo o proximo , o mundo,e as imensas possibilidades de ajuda e dignificação da fé diante da dor momentanea e...as trabalhando!!! Imostalidade: trabalho para "Luz sem fim". Beijo na alama. Fatima Rabelo

    ResponderExcluir