Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AUTISMO

Eis um tema complexo, cujas matrizes ainda representam quase uma incógnita para os pesquisadores. Definido hoje como transtorno do desenvolvimento global, o autismo caracteriza-se por vários sintomas, tais como : isolamento, deficit de atenção, dificuldade de comunicação, de interação com o ambiente, irritação sem motivo aparente, etc. Apresenta-se em vários niveis, desde o mais grave e profundo até uma forma mais branda. Os sintomas, até pela variação desse nível de profundidade, não aparecem todos num só paciente. Foi na década de 40 do século passado que a psicopatologia foi "descoberta".



Mas qual a visão espírita sobre a problemática? Até mesmo na área espirita não há um só motivo que origine esse tipo de patologia. O autista, sem dúvida, é alguem que parece em fuga da realidade e cremos que essa observação reflete muito da realidade. O que leva à um espirito nascer autista? Já ouvimos explicações do Alto sobre alguns casos de autismo. A explicação abrange diversas questões. Remorsos profundo na alma pode desencadear a situação. Noutras ocasiões, o genero de suicídio tambem pode ser um fator desencadeador. Trumas intensos de fundo emocional, gravado à fogo no espírito, pode levar ao renascimento nessa forma de alheamento. O espírito sofre, em muitos casos, dor profunda. Não generalizemos, porem. Não enveredemos por qualquer visão rígida sobre a origem do problema. Ele faz parte desse universo complexo que é a alma humana. E a reencarnação é um elemento fundamental para encontrar a chave da compreensão.

Embora nem sempre o autista apresente uma caracteristica de "fuga da realidade", sem dúvida que grande parte dessa situação apresenta uma sensação de uma alma que não desejaria estar com sua realidade. Obviamente que, ao reencarnar, o cérebro irá apresentar a predisposição para a dificuldade de comunicação e à alienação, como nos casos mais graves. Em outras situações, poderá haver a presença do componente obsessivo. Afinal, estamos falando de almas e traumas, débitos e remorsos. Adversário do passado, nesse caso, será o "ofendido" cobrando remorso pela ação infeliz perpetrada pelo atual autista. Perceberam a gama de possibilidades para o desencadear da síndrome?

Esse tema é vastíssimo e merece um tratado, uma enciclopédia para a sua abordagem satisfatória. Creio, no entanto, que temos algumas nuances para nos fazer entender um pouco desse drama da alma, uma experiencia limitadora quase sempre imposta pelo próprio ser que a sofre. Meditemos na grandeza e complexidade da vida e na abrangência da pedagogia da Grande Lei que nos alcança objetivando nossa educação para a plenitude.

Um comentário: