Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AUTORES DO PRÓPRIO DESTINO

Inspirado pela obra do médium Clayton Levy, do espirito Augusto, "O Homem de Bem", resolvi tecer algumas reflexões em torno do tema. Indiscutível o esforço que muitos fazem para tornar-se um homem de Bem, dentro do conceito exarado em o Evangelho de Jesus. E não poucos são tomados pelo desânimo quando defrontam-se com as próprias imperfeições, a exteriorizarem-se através de atitudes que já não gostaríamos de te-las; dos pensamentos que desejaríamos não mais elaborar e das palavras que sonhávamos não mais proferir, de natureza inferior. Acontece, no entanto, que ainda não somos o que seremos e a realidade que se patenteia é aquela de que somos vitórias e quedas, luz na essencia e sombras renitentes, desvios e acertos. O crescimento tão decantado de cunho espiritual não se processará se não encararmos essa realidade a fim de talhá-la com o escopo das transformações fundamentais à conquista dos valores mais nobres da vida.

Sem reconhecer as próprias dificuldades; sem identificar as mazelas que se estratificaram há tantos séculos e sem buscar entender a própria condição íntima, como avançar para círculos mais amplos de progresso espiritual?

Alguem já afirmara há séculos que o homem que se conhece é um iluminado. Detectar as próprias carencias é ter oportunidade de traçar estratégias para supri-las, assim como não esconder-se de si mesmo é fator preponderante para que traçemos diretrizes de auto-superação com vistas ao aeperfeiçoamento que nos cabe.

Somos, ante o exposto, autores de nosso destino. O livre arbítrio é tesouro ou recurso definidor dessa realidade. Sem culpas, encarar a necessidade que temos de reformular conceitos em torno de nós mesmos e valores que tem pontificado na nossa forma de existir. Negar que ainda existem sombras internas não significa se acender. Tambem isto não significa que devamos viver angustiado pelo fato de saber que elas vibram na nossa realidade intima.

O amor Soberano nos impulsiona para as conquistas mais vastas da vida. Nesse processo, atingir a consciencia do Bem como energia primordial da vida é alcançar a vitória sobre si mesmo. E o interessante é que, quanto mais essa consciencia do Bem se instala em nós mais o Bem em nós será um Bem para todos. Nossa energia, nossa vibração mental, nossas palavras e ações serão mananciais a beneficiar o todo, o equilíbrio da coletividade, a organização do conjunto. Quanto maior cota de Bem na forma de ser de cada criatura maior a capacidade de influenciar o corpo coletivo com a força moral que jorra daquela fonte. Um só indivíduo que atinge o Bem internalizado (não só aquele das atitudes externas) torna-se elemento inspirador para muitas vidas.

Nesse nível do Bem internalizado nos referimos à postura interna, um permanente pensar no melhor para o mundo e a sentir o melhor dos sentimentos. O anseio de ser útil em pensamentos, palavras e obras redundam em grande potencia capaz de alterar realidades. A força que brota de um sincero coração voltado ao bem move todas as montanhas e modifica, inclusive, o magnetismo dos mundos. Pode parecer absurdo mas creio que esse é o significado profundo da emulação proporcionada pelo Bem. Se até a morte cede a força do amor; se até o DNA sofre, na sua intimidade, a ação dos sentimentos mais nobres, levando-nos ao Amor que cobre a multidão dos pecados, modificando enfermidades já programadas para os indivíduos, como não acreditar que o planeta é uma energia a refletir o que somos, podendo sofrer alterações em seu equilíbrio íntimo a partir de nossas mudanças para melhor?

Autores de si mesmo no sentido de que somos perfectíveis, voltados para alcançar a plenitude, podemos efetuar escolhas que recairão, naturalmente, sobre nossos passos sob o nome de destino, a ser alterado, por dsua vez, pelas novas escolhas que faremos ao longo do tempo. Conforme a natureza moral dessas escolhas, sermos mais felizes ou não. teremos mais embaraços ou saltos qualificados emn nossa trajetória. Irradiaremos a luz de nossa essência com mais intensidade ou a obstacularemos com as sombras internas resultantes da ignorância espiritual ou da acomodação ao campo das grades puramente físicas. Temos essas possibilidades de escolhas.Temos a possibilidade de traçar caminhos e de redirecioná-los se não forem de acordo com a harmonia da vida. Autores do próprio destino, escolhemos, e essas escolhas nos trarão lições e vivencias a nos ensinarem o caminho para o Reino dos Céus, no grande universo por dentro de nós.

2 comentários:

  1. Fred, lindíssimo texto. Incrivel como algumas vezes apenas lendo seus textos, o sentimento de profunda emoção em meu coração transborda... este foi um deles, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Você realmente é impressionante!

    grande abraço meu amigo

    ResponderExcluir