Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 4 de novembro de 2012

CONSISTENCIA

Encontro muita gente assustada com os fatores catastróficos divulgados nos meios de comunicação, mas sobretudo nos meios espiritualistas, previstos para este ano, precisamente, no dia 21 de dezembro. Na mentalidade coletiva, há um sentimento de culpa que predispõe a aguardar ações dolorosas sobre a humanidade como elementos de uma transformação que necessita ocorrer no planeta. Várias datas foram previstas para o final do mundo ao longo deste século. Estamos aqui ainda.

Claro que percebemos fatores climatológicos e movimentos telúricos que, por sinal, sempre existiram, ocorrendo em todo o globo. E entendemos que eles, de alguma maneira, fazem parte da movimentação natural dentro do processo que vivemos atualmente. É preciso, no entanto, serenidade e não abdicarmos da racionalidade para que não venhamos a pagar um pesado tributo ( mais do que já ocorre ) em forma de doenças mentais, sofrimento psíquico de alta magnitude e crises emocionais em grande parcela da humanidade.

Ante tantas notícias de natureza trágica, importante contemplar, tambem, aquelas que apontam na direção de uma certa normalidade, face ao fato de que os espiritos nobres e responsáveis que, ao longo desses anos todos, jamais terem feito observações desse teor alarmista. Emmanuel, Joanna de Ângelis, Imperator ( através de Stanton Moses), Bezerra de Menezes, etc, em suas mensagens avulsas e em livros como o intitulado "EMMANUEL", não apontam destruição em massa no planeta em uma época específica. A codificação espirita não cita algo desse porte e Sai Baba, guru indiano já desencarnado, que fazia referência à transformação da Terra em mundo melhor, não nos parece tenha se referido à algo tão nefasto para a humanidade.  Seria só por "generosidade"? Teria sido apenas para não chocar ? Não haveria dó para a humanidade ante tão drásticas consequencias?

Se pegarmos o livro "Não Será em 1012", da Dra Marlene |Rossi e do Geraldinho, que informa teria Chico Xavier conversado sobre as grandes mudanças planetária, a única referencia trágica abordada é no que diz respeito ao fato dos países ricos desencadearem uma guerra nuclear, o que provocaria uma hecatombe de proporções dilacerantes , o que, convenhamos, graças à Deus, não parerce provável nos dias atuais...

Assisti um documentário na Nacional Geografe hoje sobre o calendário maia e os elementos que poderiam configurar a destruição da humanidade, incluindo aí, fenômenos geológicos, tsunames, etc. E a posição da ciencia, conquanto admita que muitos fatores podem, sim, desencadear uma situação trágica para a civilização, apressa-se a dizer que sempre existiram essas possíveis ameaças e que, atualmente, nada indica essa direção para os dias que vivemos. Poderiam ocorrer de surpresa ? Claro que sim, afinal, os fenômenos telúricos não pedem licença aos homens para ocorrerem. Nada, porem, fora da curva de observação.

No livro a Genese, Allan Kardec faz uma abordagem judiciosa sobre a era nova que se avizinha, indicando, conforme informação dos espiritos superiores, que as mudanças ocorrerão muito mais em função da natureza moral dos espiritos que reencarnarão do que pelos fenômenos destruidores provocados pela natureza. Novamente coloco: assistiremos diversas tormentas no globo, provavelmente com grande intensidade, no entanto, por que esquecermos que Deus encontra-se à frente do Universo e o seu Amor é a força que organiza o progresso ?

Portanto, serenidade. As coisas não ocorrem aleatoriamente. A consciencia superior preside os elementos, visando a felicidade e o aprendizado de todos. A razão solicita consistencia nas análises de qualquer natureza. Usemo-la, com a calma de quem sabe que as divinas forças encontram-se no leme dessa embarcação.

3 comentários:

  1. Prezado Amigo,

    Recebi um email, cujo título: Transformação da Terra – Revelando o que ninguém te conta, trás em anexo, uma das mais mirabolantes apresentações que já assisti. Acredito mesmo, que depois dessa apresentação é que foi inventado o termo: “forçar a barra”, o desenrolar da apresentação trás de tudo um pouco, em alguns momentos, podemos tirar boas lições, excelente conselhos, e motivos de empreender nossa tão desejada reforma intima, mas, precisamos ser e estar bastante atentos ao que é apresentado (seja por quem for), digo mesmo que prefiro assumir uma postura cética, diante de tanta fantasia, principalmente no que diz respeito às datas determinadas como de momentos e/ou eventos. Algo que verifico nestes meus poucos anos de vida, é de que não existe determinismo dos acontecimentos, Deus na sua majestosa bondade nos deu o Livre-Arbítrio dotando-nos de uma Consciência (Somos artífices, do nosso futuro). Vamos utilizar esses tons, desenvolver nossa capacidade de discernimento e crescer enquanto espíritos livres que somos. Fé raciocinada é aquela que pode encarar frente a frente a razão em todas e em quaisquer épocas da humanidade.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. A mais de dois anos esperava por essa postagem sobre esse tema. Sofri muito por acreditar em falsos profetas, e ainda pago um preço grande por isso, pois toda ferida custa a cicatrizar, andava até afastado do seu blog. E hoje não ao acaso resolvi visitar essa "casa" e olhe só o que eu encontro. Muito obrigado Fred, muito obrigado de coração!

    ResponderExcluir
  3. Quando me deparo com certos comentários sobre estas tragédias que alguns teimam em afirmar no meio espírita inclusive, penso: onde está a nossa fé raciocinada? Os espíritas estão ficando materialistas? Digo isso pelo fato de presenciar constantemente em palestras e seminários, expositores abordando tais assuntos e, esquecendo-se de que a Doutrina Espírita é o consolador prometido por Jesus, acabam levando pânico àqueles presentes. O pior é quando a imaginação extrapola e passam a narrar histórias fictícias apontando as fontes como se fossem de obras e de médiuns sérios como as do nosso querido Chico Xavier. Falam de um tal planeta intruso que está se aproximando da Terra, e que vai sugar a humanidade, com os nomes de planeta X, planeta chupão, Kyron, Nibiru, Hercóbulos, etc. Nem ao menos o nome do “tal” planeta se entra em acordo!! E a imaginação vai além quando narra como é a vida neste “planeta”. Fico a imaginar se a intensão destes não seria a de coagir as pessoas, gerando um clima de terror, para que elas se transformassem moralmente para não serem “sugadas”. E fico a pensar também se estas entidades que disseminam este tipo de conteúdo na “literatura espírita”, como o caso de Ramatis, também não teriam esta intensão, ou simplesmente querem gerar pânico na humanidade. Caso seja esta a finalidade, está totalmente fora do que prega a Doutrina. Infelizmente o que não faltam são falsos profetas e pseudo-sábios inclusive assumindo identidade alheia e trazendo mensagens que nada mais são do que inconvencionices fora do contexto doutrinário. Entre as palavras destes pseudo-sábios e as palavras de Ismael, transcritas por Humberto de Campos no livro Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho, psicografado por Chico Xavier, no cap. XXII, onde narra, com relação à civilização que está em vias de desaparecer e a civilização do futuro se referindo aos sécs. XX e XXI: “porque a morte do mundo, prevista na Lei e nos Profetas, não se verificará por enquanto, com referência à constituição física do globo, mas quanto às suas expressões morais, sociais e políticas.” E no livro A caminho da Luz de Emmanuel/Chico Xavier que diz: “aproxima-se o momento que efetuará a aferição de todos os valores terrestres, para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo.” Portanto, trata-se de aferição moral e não material. Somos espíritos, vamos começar a pensar e agir como tal!

    Paz a todos

    Maristela

    ResponderExcluir