Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OLHOS PARA QUEM ESTÁ AO NOSSO LADO

Em conversa com um amigo muito próximo, ele me narrou suas agruras, a angústia que envolvia seu coração. Coração generoso e sempre preocupado com o próximo, não mede esforços para socorrer a necessidade alheia. Verdadeira compulsão para ajudar o semelhante. Construiu sua vida em cima desses valores da solidariedade que marca o universo cristão. E por que estava vivendo o atual momento de sofrimento intimo ?

Ele descobriu, essa semana, que sua companheira, a esposa querida de tantos anos, estava sofrendo de baixa auto estima e desejava morrer. Foi um impacto terrível em seu coração. Então ele, acostumado a detectar os males da alma em muita gente não havia percebido o drama vivido pela esposa ? Assistiu, com máscara de sofrimento íntimo, a companheira afirmar que não queria mais viver. O desafio, agora, estava ali, bem juntinho ao seu coração.

Procurei reconfortá-lo, apontando que isso pode ocorrer, que não somos perfeitos e as pessoas podem mascarar sua realidade íntima. Óbvio que isso não teria o efeito que eu desejava pois a aguçada consciencia do amigo, seus conhecimentos de psicologia, a vivencia doutrinária, apontava na direção contrária. Enxergava com imensa clareza a dor distante mas fracassara em identificar o gemido mais próximo. Claro que não se deve absorver tal sentimento de culpa como se tudo fosse simples assim, olhou e identificou. O ser humano é um grande mistério, na verdade. Continua sendo pois no nosso estágio, estamos engatinhando no que diz respeito à realidade íntima de cada alma. Temos muito o que aprender.

Trato do assunto porque ele mesmo me pediu que abordasse o tema a fim de que servisse à outras pessoas. Solicitou até com certa ênfase que eu o fizesse pois desejava que sua experiencia fosse útil para outros corações. E aí está. Sim, precisamos ter olhar para quem segue ao nosso lado mais de perto. Filhos, marido, esposa, um tio, avós, são almas que trazem suas lutas e necessidades implorando nossa capacidade de amar, de ser fraterno e os amparar. Olhos para quem caminha ao nosso lado, o próximo mais próximo.

3 comentários:

  1. Olá Fred: Sei que o nosso amigo sofre muito com a situação pela qual passa. Atualmente passo por uma fase de baixa auto estima, igual a esposa de nosso amigo devida a inúmeras situações de provas que acontecem no meu dia-a-dia. Procuro envolver-me em trabalhos voluntários para tentar reverter a situação, mas está "difícil". Não tenho vergonha de tratar deste assunto aqui em seu Blog, lugar mais que apropriado. Sei que é o maior desafio na existência atual de nosso amigo, pois ajudar o seu semelhante sempre foi o seu norte. Imagino que o semelhante que ele agora tem em mãos para ajudar é o maior de todos, afinal o grito da alma agora está mais próximo dele do que ele mesmo imagina. Como sempre ouvi você dizer em suas palestras e até mesmo em orietação dada a mim, O AMOR É O CAMINHO. Que o AMOR seja o alimento mais precioso na vida do casal, pois DEUS é maior e com certeza passarão por tão cruel momento em suas vidas. Para refletir deixo ao casal esta mensagem: "Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única." Martha Graham. Que o amor, a vitalidade, a FORÇA DA VIDA, a energia, sejam para o nosso irmão os adjetivos da maior expressão neste momento ímpar de sua existência. JESUS COM TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Sou Espírita há 13 anos e já tentei desistir de viver por não atender ao que a vida me pedia hoje já me recuperei, em parte, estou perdendo mas ainda estou no jogo... Não desistam nós já temos muita luz...

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO FRED.
    comovente esse depoimento, desejamos com toda força positiva que o universo tem, que o amigo em questao, tenha instrumentos e forças p/ superar e ajudar a esposa amada. tudo sairá bem. o amor é forte vencerá.
    muita luz e forte abraço.
    joice e geraldo

    ResponderExcluir