Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 18 de março de 2014

O ESPIRITISMO E A MEDITAÇÃO

A teosofia, de Madame Blavastki; a antroposofia, de Rudolf Steiner; as doutrinas ocultas  do oriente; a ordem Rosa Cruz e a maçonaria com seus diversos graus de evolução, a capacidade de meditação dos monges do Tibet, alem da filosofia budista, são canais de interação das estradas para a sabedoria espiritual à espera dos seres humanos. O espiritismo aparece e traz em si reflexos dessas estradas, convergindo-as para os tempos atuais e colocando-as ao alcance do homem ocidental, ainda pouco afeito aos exercícios do espírito. Uma tarefa árdua pois estamos voltados, nestas bandas, cada vez mais, para a chamada vida pragmática. Ora, os valores espirituais podem, sim, serem utilizados na vida cotidiana. É exatamente isso a que se propõe a mensagem espírita.

Por outro lado, estas diversas escolas de conhecimento espiritual servem de estímulos para que o homem moderno aprenda a lidar com suas potencias transcendentais, desacelerando-o ante o apego ao que é transitório. Creio que com o tempo os espíritas começarão  a buscar o exercício mais profundo da meditação, harmonizando-se e fortalecendo-se para os grandes embates da reencarnação. Tenho observado a enorme quantidade de pessoas no ambiente espírita preocupadas em aprender a meditar, controlar a mente, educar as emoções. Estamos engatinhando neste âmbito.

A consistencia do espiritismo é monumental. E sendo progressista e dinâmico por excelência, com sabedoria, inserirá mais estímulos para que venhamos a alcançar níveis de serenidade e fortaleza espiritual. Os grandes princípios da vida cósmica já nos foram entregues pela doutrina e ela enriquece  e valoriza a cultura milenar de ordem espiritual, apoiando-a na razão, no bom senso e na difusão dos antigos conhecimentos espirituais, antes só ao alcance dos iniciados. É preciso que os estudiosos da alma aprofundem seus conhecimentos e os aplique na vida prática. É um enorme desafio, mas desafios enrijecem o espírito, fortalecem a alma.

Yogananda já dizia que "meditar é buscar entender Deus". Seria mais que aprender a focar a atenção. E isso já nos mostra que temos um longo caminho a percorrer. Grandes espíritos passaram na Terra chamando a atenção da humanidade sobre os valores da meditação. Citamos o próprio Yogananda, Vivekananda, Sai Baba, Tagore e outros tantos sábios anônimos. O salto evolutivo que o planeta está experimentando ainda não chegou na parte referente ao domínio do mundo interior, conquanto lentamente mas com sabedoria isto esteja sendo alimentado. Talvez o cansaço da vida corrida, acelerada, dos dias modernos leve a exaustão o ser humano, gerando um anseio mais intenso por calma  e paz profunda. Falsas necessidades materiais deixarão de existir e aí o ser humano começará a entender melhor sua natureza espiritual. Então, beberá na fonte celestial, estruturada dentro dele mesmo. Importante é evitar a estagnação. Não existe morte no Universo. O que existe é o veneno da estagnação, dos que param na trajetória, permitindo miasmas geradores de doenças da alma se instalarem no íntimo.

Mesmo que em silêncio a alma estará em movimento e se comunicando. Mesmo que aparentemente parado, o espírito estará em efeverscência por dentro, mobilizando sagradas forças em seu mundo interno. Agirá com mais domínio sobre si mesmo. Será o agente  mobilizador das forças do universo, com consciencia e elevação. Senhor do seu destino, protagonista de sua jornada e não mero figurante: eis o que nos trará o auto conhecimento, favorecido pelo longo exercício da meditação e das virtudes postas em prática.


2 comentários:

  1. Textos muito bons, tb tenho um blog, o Mosaico da Psicologia ( http://mosaicodapsicologia.blogspot.com), passo aqui tb para agradecer sua atenção comigo.Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Fred.
    Meditação com disciplina faz muito bem.
    Grande ab fraterno, amigo. :-)

    ResponderExcluir