Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 23 de maio de 2010

COERENCIA

Minha inesquecível amiga Fátima Rabelo, da bela Aracaju, sugeriu uma abordagem sobre coerência. Questão extremamente interessante pela importância que tem tal qualidade dentro dos nobres objetivos da vida. A conquista da evolução passa por esse elemento tambem. Tentaremos objetivar nossa maneira de encarar o tema.

Ser coerente é, fundamentalmente, unir o que se pensa com o que se faz. É estruturar uma visão de mundo que corresponda ao que afirma o intelecto e o sentimento. É ser honesto consigo mesmo. É compatibilizar gesto e intenção.

Se abraçamos um corpo de ensinamentos tal qual no nosso caso de espiritista, não será de bom termo pregar uma coisa e agir diametralmente ao que se prega nem defender princípios em que, de fato, não se crê. Posso dar um exemplo de coerência relacionado com um fato que venho batendo aqui no blog: nas eleições, escolher candidatos que são contrários à nossa concepção em defesa da vida. Como espirita e cristão, como escolher alguem para votar que seja favorável ao aborto e tenha interesse em oficializá-lo? Como conjugar minha fala em defesa da vida e ao reencarne se coloco no comando quem pode agredir esse direito fundamental do Universo?

Nossa consciencia é o melhor termômetro para avaliar se estamos sendo coerente com nossa proposta de vida. Agora, não vamos confudir coerencia com engessamento de idéias. Se podemos progredir, isso implica que podemos mudar. Paralizar a mente por entender que se está sendo coerente não é coerencia.É como confundir humildade com subserviência. Não há contradição no que estou escrevendo. Questão de Leis superiores como o aborto não muda. Me refiro a compreensão de que estamos construindo a nós mesmos ao longo da evolução. Porem, se optamos por um ideal e seus princípios e se formatamos nossa filosofia de vida em cima dessa convicção, então, por coerencia, devo buscar a máxima sinceridade de vivência.

Espero que essas breves colocações possam ter atendido, na limitação desse espaço, à solicitação da Fátima, para quem envio um grande abraço e a minha convicção do belo ser humano que ela é (voces precisam conhece-la).Abraços, amiga.

2 comentários:

  1. Obrigada querido amigo pelas palavras gentis e principalmente pela elucidação precisa de algo tão importante para conquista da confiança: coerência. Falaste bem ao colocar, subentendido, que a auto ánalise de nossos atos e plavras são impressendiveis, sem culpas paralizantes, mas com a certeza que estamos indo na direção certa quando estamos buscando seguir o codigo de moral que Jesus nos deixou, às vezes "tomando folêgo", "sacudindo a poeira" mas "dando a volta por cima", faz parte!! Beijo neste coração enorme que possuis e abraço carinhoso aos teus diamantes: esposa e as tres filhotas(sendo que uma além de diamante é uma esmeralda rss)!!! Com carinho, gratidão e amizade. Fatima Rabelo.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela exposição!
    Bastante "coerente"

    ResponderExcluir