Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRANSTORNOS MENTAIS

Não sou especialista da área psiquiátrica mas o espiritismo nos auxilia com fartas luzes a viajar pelos meandros da complexa mente humana, adentrando-nos no campo dos trantornos mentais. Óbvio que temos que enfatizar as magníficas contribuições dos gênios que matizaram com suas descobertas o universo mental. Freud e Jung são duas pontas de lança nessa área delicada. As diversas escolas, como a psicologia analítica ou o Behaviorismo, trouxeram luzes importantes no estudo dos sofrimentois mentais. A chamada quarta força da psicologia, a transpessoal enveredou por aspectos mais amplos, uma visão integral do ser humano, chegando aos vãos da imortalidade da alma e suas várias existências na carne.

Como eu escrevi no início desta postagem,o Espiritismo, que é uma doutrina de cunho psicológico, já que estuda a alma humana, traz uma extraordinária contribuição sobre esses transtornos compulsivos-obsessivos, as esquizofrenias, as neuroses de variado jaez, as síndromes múltiplas, etc. Antes da psicologia transpessoal, a ciencia espirita já abordava a questão da reencarnação como elemento explicativo para diversos desses transtornos. Ensina-nos a doutrina que não se pode descartar os traumas e complexos oriundos das existencias anteriores que o espirito traz impregnado nos tecidos mais sutis de seu ser. A mente grava, de maneira vigorosa, as experiencias vividas.

Dentro das causas que originam os diversos transtornos mentais, alem dos conflitos de consciencia que atravessam mais de uma encarnação, encontra-se, tambem, a obsessão, essa verdadeira epidemia que envolve grande parcela da humanidade, senão quase toda ela. a obstinada ação de mentes desencarnadas agindo sobre os homens, seja em atitude de vingança por circunstâncias relacionadas em vidas anteriores, seja devido à invigilância no comportamento atual da vítima, oferecendo num como no outro caso, as brechas psíquicas de cunho moral que estabelecem o poder de influencia desses espiritos infelizes.

A medicina psíquica do amanhã não irá descartar esses dois fatores na sua saga de cuidar da saude mental das criaturas. As limitações de uma psicologia e uma psiquiatria sem alma, dentro do modelo organicista, cartesiano, já indica claramente esse salto na direção da imortalidade. Muitos profissionais da área já se renderam à esses fatores paranormais e outros tantos já se sentem impotentes para tratar certos casos que evidenciam aspectos mais profundos que àqueles divisado pelo academicismo.

A conjugação entre a ciencia e a moral será perfeitamente delineada pela compreensão de que os dois aspectos estão intrinsecamente unidos. O vai e não tornes a pecar que Jesus exarava ao curar um enfermo é extremamente expressivo e a medicina atual já descobre essa relação. Nossos distúrbios morais se encontram na gênese de nossos transtornos mentais. A doença é a desarmonia da alma perante o equilíbrio das Leis Universais. Na investigação e terapeutica do futuro, nossos profissionais da área colocarão à frente de seus consultórios: " Vai e não tornes a pecar...". Isso como orientação aos pacientes e para si mesmos.

2 comentários:

  1. É muito dificil vivermos a realidae de ter uma pessoa próxima que amamos muito, em constantes tratamentos psquiátricos. Vivo esta realidade a muitos anos com meu irmão, e este assunto mexe muito com minhas emoções. principalmente porque até os 18 anos de sua vida, ele foi uma pessoa normal e muito alegre. A separação de nossos pais e o ingresso no mundo das drogas, acabou desencadeando um comportamento esquizofrenico, segundo os psiquiatras. Espiritualmente, um grande processo obsessivo. Tento entender o porque de tudo isso em nossa vida... enfim, li sobre Apometria para tratamentos de desobsessão, poderia falar algo sobre este assunto?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto sobre os transtornos mentais. Muito terá a ganhar as diversas ciências humanas e da saúde quando começarem a enxergar o ser humano de modo integral, lançando o olhar para as dificuldades do espírito. Por ora, façamos nossa pequena parcela para o auxilio dos mais necessitados.

    ResponderExcluir