Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 4 de setembro de 2010

A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO DAS PLANTAS

Calma, eu não enlouqueci! Trago apenas mais uma pesquisa dos cientistas que tambem apresentam confirmações do pensamento espirita. A revista Superinteressante deste mes de setembro traz uma matéria que amplia o nosso conhecimento sobre o mundo vegetal, contribuindo, desta forma, para que tenhamos cada vez mais respeito pelas plantas e abrindo caminhos para que se entenda a evolução do principio espiritual conforme apregoa o Espiritismo. Vou reproduzir, agora, o texto da revista. Vamos lá:

"EXPERIENCIA MOSTRA QUE AS FOLHAS SÃO CAPAZES DE SE LEMBRAR DE EVENTOS PASSADOS, APRENDER E TROCAR INFORMAÇÕES ENTRE SI - Texto de Bruno Garattoni

Quem tem plantas em casa costuma tratá-las com carinho - existe até quem converse com as suas. Não é para tanto. Mas uma experiencia feita pela Universidade de Varsóvia constatou que as plantas são mais sofisticadas do que parecem - elas tem formas primitivas de memória, raciocínio e aprendizado. Ou seja, inteligência. Os cientistas poloneses colocaram uma planta da especie Arabidopsis Thaliana ( parente da mostarda ) num ambiente escuro. Em seguida, um feixe de luz foi projetado sobre uma folha. Os cientistas descobriram que essa folha era capaz de enviar instruções para as demais - que, apesar de não estarem recebendo nenhuma luz, imediatamente começara a se preparar para isso. As plantas tambem são capazes de se lembrar, por até 4 dias, quando foi que receberam luz pela última vez - e até a tpnalidade exata dessa luz. Os cientistas supõem que as plantas usem essa informação para saber em qual época do ano estão. " Isso poderia ajudá-las a se preparar contra doenças típicas de cada estação", dizem os autors do estudo. A memória e a comunicação das folhas usam um sitema de enzimas, que são armazenadas e transportadas pela planta É o mesmo princípio que permite que as plantas "conversem". Em 2007, cientistas holandeses descobriram que os indivíduos de uma espécie de trevo, o Trifolium Repens, estão interconectados e alertam uns aos outros da presença de lagartas parasitas - ameaça à qual as plantas reagem deixando suas folhas mais duras e menos apetitosas."

Gostaram? O articulista não precisava dizer que era tanto conversar com as plantas. Ele está enganado. Nosso Chico Xavier não só conversava como explicava porque o fazia. Bom, mas vejam como a ciencia aponta suas baterias e sondas de investigação para onde o Espiritismo passou e vai confirmando a codificação. É só lermos e estudarmos como se deu nosso progresso até chegarmos à condição humana. Há vida inteligente no reino vegetal. E mais grandiosas descobertas virão. Há pouco, descobriram que pacientes em estado de coma vegetativo tem consciencia do que lhe ocorre. E até podem se comunicar. Agora, comunicação, memória e inteligencia nas plantas. Vamos aguardar.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,

    Não se preocupe não, não.
    Você não esta ficando louco, não! (hehe) Ainda bem, né?

    Pesquisas sobre a inteligência das plantas não são recentes. Em 2005, o cientista Anthony Trewavas do Reino Unido publicou um artigo científico muito interessante intitulado Plant intelligence na revista Naturwissenschaften. É muito legal! Ele relata minuciosamente em sua revisão a inteligência no reino vegetal. E modéstia a parte, eu sempre soube que as plantas eram seres especiais, e não é atoa que gosto de investigá-las. Sou apaixonada por elas! São seres de um princípio inteligente incontestável! E de uma energia... É partir do estabelecimento delas, em organização de matas ou florestas, que surgem todas as outras formas de vida, dos microorganismos aos grandes mamíferos.
    Que o Homem saiba preservar e cuidar do planeta que é sua responsabilidade.

    Que assim seja!

    ResponderExcluir
  3. Defendendo o lado agronômico da coisa,
    Que o Homem saiba preservar e cuidar do planeta que é sua responsabilidade... Dentro das CIDADES TAMBÉM que é onde se concentra a poluição e a degradação do meio-ambiente e não deixando essa responsabilidades para produtores rurais.

    ResponderExcluir
  4. mas diferentes dos animais, incluindo o humano, as plantas nao sao sencientes.

    ResponderExcluir