Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

POVOS CULTOS

Não escreveremos aqui qualquer tratado sobre cultura. Esta é ampla e abrange desde hábitos e tradições até o fazer criativo e o ampliar conhecimentos. Objetivo enfocar que o esplendor espiritual implica na elaboração de uma civilização formada por seres constituidos de valores morais desenvolvidos e ampla sensibilidade estética, apurado gosto artístico e vastos horizontes da inteligencia. E antes que alguem, desavizadamente, pense que estou pregando uma "elite", no sentido pejorativo do termo, de discriminação a quem não teve oportunidade de ilustrar conhecimentos, deixo claro que estou assentando esta afirmativa que faço no Livro dos Espiritos e nas comunicações dos espiritos nobres. Desenvolver as duas asas - sentimento e inteligencia - é o objetivo da evolução.

O senso estético apurado reflete, sim, sensibilidade especial - o que não quer dizer que estamos diante de uma alma evoluida. Esta se caracteriza pelo apuro da moral, da consciencia expandida, do refino ético da criatura. A ampliação dos horizontes mentais oriunda da criação do hábito da leitura favorece o poder de percepção sobre os fenômenos da vida, entendendo-os. Não por acaso, os que ampliam seus fatores culturais, em geral, assim como as pessoas mais espiritualizadas, tornam-se grandes humanistas, preocupados com o desenvolvimento da humanidade como um todo. A visão integral da vida se consolida, fazendo a criatura perceber-se nas suas várias dimensões.

O Espiritismo prima pela reforma íntima da alma e isto se consegue pelo estudo de si mesma e pela maior compreensão do mundo que a cerca. E estimula a capacidade de livre pensamento, com ampliação da capacidade de análise crítica do mundo. Isto é desenvolvimento da conscienca. É aprender a pensar por si mesmo. É tomar as rédeas dos caminhos a serem escolhidos pelo livre arbítrio.

Educar-se, aformoseando sentimentos e ajustando emoções, e ampliar os horizontes culturais, é o fanal do crescimento pessoal. Moral, arte, beleza, criatividade, virtudes utilizadas para o bem da civilização, para a implantação de uma era nova da humanidade. É um novo "renascimento" na história do planeta.

2 comentários:

  1. Um amigo muito querido precisava que eu lesse esse texto hoje, para que ele lesse por meu intermedio.
    Assisti tua palestra quando voce veio a Maceio mes passado, acho.
    Me encantei!
    Permaneci com tuas palavras por muito tempo em minha cabeça, e agradeço por isso. Mudou muita coisa em mim.
    Sou sua seguidora em blog, e serei em vida, pelo menos, enquanto na mesma reencarnação permanecermos. rsrs

    ResponderExcluir
  2. A palestra de Frederico Menezes em Gravatá foi, como sempre, maravilhosa!!!
    Obrigada por nos proporcionar esta tarde de reflexão, ensinamento e oração.

    ResponderExcluir