Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A VERDADE E A LIBERDADE

O grande escritor russo Leon Tolstói foi um exímio construtor de frases que ilustraram, com perfeição, a profundidade de seus pensamentos. Ressalto uma de suas elaborações magníficas pela propriedade que tem de ligar-se ao pensamento de Jesus em seu Evangelho de plenitude:

"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade mas, sim, a VERDADE. A liberdade não é um fim mas uma consequencia" - Tolstói.

Recordamos o "Conhecereis a verdade e esta vos tornará livre". Ora, será que alcançamos a dimensão desses pensamentos? Entendemos a poderosa força da verdade como elo ou ponte que nos levará a verdadeira liberdade? De que liberdade falamos?

Muitos estão aparentemente livres no mundo exterior, no entanto, permanecem trancafiados no interior, prisioneiros de angustias e de remorsos, escravos de degradações e indiferenças...Ser livre no universo intimo é alcançar maior nível de limpidez de consciencia. Afinal, o que são as enfermidades senão a drenagem de máculas internas externando-se, energia conturbada, em forma de tumores e inflamações, distonias da alma que deprimem a defesa do corpo ?!

A liberdade é consequencia do crescimento moral do ser, amante da verdade e cada vez mais conhecedor desta. E quem ama a verdade, praticando-a, torna-se cada vez mais digno da grandeza inerente à liberdade. Quando nos revestimos do engodo e da mentira já estamos presos a ela, sumetidos a seus efeitos e acoplados a quem enganamos. Temos receio da própria mentira, do que ocorrerá se descoberta como tal. Nada mais sombrio que o coração assustado pelos fantasmas da propria falsidade.

Os espiritos superiores nos informam que a medida que nos desenvolvemos espiritualmente amplia-se a liberdade de singrarmos o espaço ilimitado. A liberdade na vida infinita é condicionada às luzes adquiridas pois isto implica maior senso de responsabilidade e um perigo sempre menor de que venhamos a ferir o equilibrio da Lei. Porisso, para não interferir negativamente nas sociedades mais avançadas moralmente é que não podemos, na vida livre da alma após a morte, ir para qualquer mundo ou muito menos permanecer em círculos mais enobrecidos, em cujo ambiente poderíamos disseminar distonia.

A verdade consolida os saltos da consciencia no rumo da plenitude. E quanto maior consciencia e harmonia desta para com as soberanas Leis Universais, maior a sensação e o conhecimento da liberdade.

Na linguagem apostolar desse grande escritor da Rússia antiga, o "pecado" é prisão que detem o pecador nos ambientes onde delinquiu : nos mundos ou sociedades atrasadas e no campo da vida intima, que não lhe deixa negar a própria prisão.

2 comentários:

  1. FILME NOSSO LAR

    É HORA DO ESFORÇO PELO BEM DA CONSCIENCIA DA IMORTALIDADE.
    O mais importante é a divulgação da verdade acerca da vida espiritual, (p/ toda a humanidade) tão necessaria ao nosso desenvolvimento, com vistas à verdadeira vida!
    Em reunião extra foi realizada em SP, na quinta feira dia 12, o filme NOSSO LAR foi apresentado em pré-estreia, para a diretoria da FEB, comovendo a todos pela beleza e elevada concepção com que o livro foi adaptado para chegar às telas.
    Vários esclarecimentos foram prestados pelo Nestor e por outras pessoas.
    Foi enfatizado o seguinte:
    IMPORTANTE:
    Para a FOX, que produziu o filme, o que interessa é a bilheteria. Se esta for um sucesso o filme será levado para o exterior. E para que isto se concretize o MAIS IMPORTANTE É A PRIMEIRA SEMANA, a segunda será a continuidade da primeira, mas para fins de estatística o que prepondera é a PRIMEIRA.
    Portanto foi recomendado que os espíritas divulguem isto:
    VAMOS LOGO NA PRIMEIRA SEMANA EM MAIOR NÚMERO POSSÍVEL.
    Outro ponto importantíssimo são as sessões extras, que é o seguinte:
    Um grande grupo de pessoas combina com a direção de um dos cinemas uma sessão extra, por exemplo, domingo pela manhã. Se isto acontecer chama a atenção e repercute muitíssimo.
    Às vezes a gente pensa em não ir à primeira semana devido às filas, mas devemos fazer um esforço.
    Vamos aos cinemas, enfrentemos as filas, afinal Chico Xavier atendeu às filas por mais de 50 anos, de pé enquanto suportou, depois sentado, e assim foi, como sabemos.
    Estamos incumbidos de preparar o reino do céu, na Terra - diz Joanna, este é um dos motivos pelos quais é importante comparecer.
    Façamos um esforço pelo bem da divulgação desta obra incrivel.
    Segunda-feira irei aqui na minha cidade.
    Divulguem !
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de assitir Nosso Lar, é simplesmente emocionante...ver a obra de André, Chico, dos benfeitores espirituais se concretizar.
    Me emocionei do inicio ao fim.
    Obrigada Jesus!

    ResponderExcluir