Talvez os amigos do blog estranhem uma referencia ao país asiático, no entanto, todas as vertentes do desenvolvimento da civilização nos interessa. E a Coreia, assim como Cingapura,Tawan e outros países asiáticos, legam grandes exemplos de como desenvolver-se social e econômicamente, beneficiando seu povo. Há cerca de 40 anos atrás, a Coreia era um país mais atrasado que o Brasil. Traçou diretrizes de Estado, com metas a serem alcançadas, investiu pesado em educação a começar no ensino fundamental e explodiu como potencia. Distibuiu renda, educou a nação, incentivou o empreendedorismo e avançou para a produção de ciencia e tecnologia.
Hoje os coreanos possuem uma nação avançada, socialmente culta e próspera, sem precisar de dominio sobre consciencias, sem o populismo, muito próprio de nosso continente. Cingapura fez o mesmo e antes da Coreia, Tawan trilhou o mesmo caminho, apostando na capacidade de realização do seu povo, na criatividade, na seriedade de seus propósitos. Segundo as instituições internacionais que apuram o grau de confiabilidade das nações, esses países estão entre os mais confiáveis. Isso inclui desburocratização da sociedade e nível de presença da corrupção. O Brasil caiu várias posições em relação há alguns anos atrás (já não estava bem situado) e agora está atrás até de Ruanda, país africano, localizando-se nos ultimos lugares em termos de nível de corrupção.
Cada pais tem suas peculiaridades mas existem valores e ações que servem para qualquer um. Precisamos aprender com os que deram certo. E estamos muito longe do que poderíamos e deveríamos. Seriedade e civilidade. Investimento profundo em educação e saúde. Respeito às instituições e integridade de propósitos. A Lei é clara: onde há deterioração de valores morais se concretiza derrocadas. A história está repleta de exemplos, antigos e recentes. Reflitamos.
P. S. - O que me levou a bordgem foi um documentário que assisti e que me encantou sobre aquele país da Ásia. Não pude deixar de fazer uma "leve" comparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário