Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 17 de outubro de 2010

MELINDRE

A amiga do blog, Joice, me pede para uma abordagem sobre o orgulho e o melindre. Sem dúvida, o melindre é um elemento que encontramos facilmente pelas estradas da vida e, por incrível que pareça, tem-se a impressão que no meio espirita ele tem o maior ibope...rsrsrsr...
Indiscutível que o melindre é filho dileto do orgulho. A presunção referenda o melindre, que é a posição interior da criatura que não aceita ou se sente machucada por alguem ou alguma opinião, ou ainda atitude, contrária às suas expectativas. Sentindo-se machucada, a pessoa dá asa ao posicionamento do orgulho em sua vida. Ao contrário de quem, ainda que não seja humilde mas pelo menos busca conviver com respeito à diversidade de personalidades e opiniões, o melindroso sofre e muitas vezes promove o sofrimento de quem o cerca. Em geral, ele superdimensiona os fatos, demonstrando um nível significativo de imaturidade emocional.

Como o melindre é resultante do orgulho exarcerbado, dependendo da profundidade de sua manifestação em nossa vida íntima, pode derivar para comportamentos radicais nos dois polos extremos: tanto pode cair em desânimo agudo como pode expressar grande quadro de violência.

Ainda aqui vale o melhor caminho para a superação de tal sentimento enfermiço: o Evangelho, meditado por nós e tanto quanto possível vivido. Meditando nas sombras internas seremos capazes de nos afastar do melindre, que tanta dor de cabeça provoca em nós e em nossas relações.

2 comentários:

  1. QUERIDO AMIGO FRED, MUITO OBRIGADA PELA ORIENTAÇAO. COMO VC BEM FALOU "ainda que não seja humilde mas pelo menos busca conviver com respeito à diversidade de personalidades e opiniões" ESSE É NOSSO EXERCICIO DO DIA A DIA E A PRATICA DOS ENSINAMENTOS DO EVANGELHO....MAS, TEMOS MUITO CAMPO A PERCORRER E APRENDER...
    ABRAÇO FRATERNO, JOICE.

    ResponderExcluir
  2. Assunto bastante delicado, mas acredito que para toda pessoa melindrada, existe uma pessoa que melindrou(para todo efeito existe uma causa, não é ?)cabe-nos respeitar a diversidade de opiniões inclusive a suscetibilidade do orgulhoso, pensando em não despertar neste ultimo, estes sentimentos inferiores. É uma construção .

    Forte abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir