Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 9 de outubro de 2010

FABIANA SORRIA

Hoje à tarde estive no município do Goiana, onde nossa equipe tem um trabalho social chamado NACCA - Núcleo de apoio cristão Casa do Caminho. Visitamos dezenas de lares de famílias assistidas pelo núcleo. Amanhã, elas estarão participando de evangelização na sede do NACCA, uma granja de dois hectares, bucólica, linda em sua simplicidade cristã. Pois bem, é lá, numa das casas simples que vive Fabiana, uma garotinha que não enxerga, não fala, não anda. Só ouve. Sua pele parece de seda. Em geral, todos que vão conhece-la choram, sentindo a beleza daquela alma.

Há alguns anos atrás, quando tivemos o primeiro contato com Fabiana e sua mãe, obtivemos a informação que a menina ali à nossa frente era uma grande amiga de Marta, minha querida orientadora espiritual. Na verdade, aquela encarnação fora um investimento com todo o aval da benfeitora espiritual. Não fora por acaso que fomos realizar aquele trabalho em um município à centenas de quilômetros da minha cidade, sendo localizado no lado oposto onde resido. O Cabo de Santo Agostinho fica ao sul, perto de Recife, saindo na direção de Alagoas. Goiana localiza-se ao norte, já perto da fronteira entre Pernambuco e o Estado da Paraíba.

A emoção foi enorme quando conhecemos Fabiana. E foi maior ainda por sua ligação com Marta. Morava num casebre paupérrimo. Hoje mora numa casinha melhor, localizada em um sítio cujo pai da pequenina amiga é caseiro.

Quando lá chegamos, ela estava pronta, à nossa espera. Perfumada. Macia. Pura. Quando escutou nossa aproximação, as vozes falando seu nome, ela abriu um sorriso enorme. Janelinha aberta pois lhe falta os dois dentinhos da frente. E não parou de sorrir até próximo de nossa saída.

Fico sempre a pensar, após visitar Fabiana, a respeito da minha própria existencia. As difíceis condições em que vive e que nossa equipe tenta minorar não abala a fé de sua família, de sua mãe, que tambem sorri bastante. E fico a meditar na Providencia divina, localizando ali, entre as granjas de Goiana, nas proximidades do litoral goianense, uma alma tão nobre, tão reluzente em resignação, tão vitoriosa... Ah, os insondáveis caminhos do espírito. Ele sopra onde quer. Não se sabe de onde veio e nem para onde vai. De onde veio Fabiana? Para onde Fabiana irá?

Não queira saber, sr fred, não queira saber, me diz uma voz suave, no átrio da consciencia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário