Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A NEFASTA AÇÃO DO MEDO

Uma das emoções mais impactantes em nossa trajetória é o medo. Reação que faz parte da ação de preservação instintiva. Tem em certos aspectos seu valor. Quando ele passa a reger nossa maneira de viver, a paralizar a construção, a edificação, a dificultar o movimento da alma, então, o medo passa a ser nefasto, demolidor.

Ele impede saltos importantes na vida da criatura. Muitas vezes, é o reflexo da auto estima em baixa, serve ao complexo de inferioridade e desvaloriza a pessoa perante ela mesma.

O medo deteriora o auto amor e minimiza o potencial que cada um de nós traz como filho da luz. Gera a insegurança e é pela insegurança gerado. Extrapolando aspectos da função que citei acima - preservar a vida - o medo se transforma no desencadeador de inúmeros processos de fragilização do ser.

É indiscutível a importância de uma fé consistente para nos auxiliar a vencer tal emoção devastadora. Uma fé que nos impulsione, que nos motive e nos faça acreditar no que virá e no que Deus reservou para todos nós. Ao mesmo tempo, buscarmos essa consciencia do potencial magnífico que detemos, através do autoconhecimento, o estudo sobre si mesmo. E ação. Praticar o melhor, enfrentando os desafios. Enxergá-los como oportunidade de crescimento e não entender problemas ou dificuldades como castigo ou sinal de que "não prestamos e merecemos ser infeliz". É preciso sair dessa armadilha.

Vencer o medo faz parte da grande assertiva de Jesus: "Conhecereis a Verdade e ela vos tornará livres". A verdadeira liberdade é aquela de quem conhece, conhecendo interioriza, interiorizando, realiza, trabalhando, vivendo aquilo em que acredita. E assim fazendo, produz o bem. O bem realizado é o sentimento de ser útil e sendo útil, se é feliz. Que tal?

3 comentários:

  1. SIMPLISMENTE MAGNIFICO..........
    UM GRANDE ABRAÇO FRATERNO.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE FRED.....ENCONTREI ONTEM SEU BLOG, FIQUEI FELIZ. NAO GOSTO MUITO DE COMPUTADOR, MAS TENHO LIDO SUAS MENSAGENS ENQUANTO AGUARDO SUA VINDA A JOAO PESSOA P/ PALESTRA..
    GRANDE ABRAÇO FRATERNO.FICA COM DEUS.
    JOICE

    ResponderExcluir
  3. Prezado,

    Existe uma expressão popular, que diz: "... o medo de perder, tira a vontade de vencer...", costumo dizer que só existe problemas, para que exista soluções, também podemos entender que o medo existe para que a coragem permita dar o 1º grande passo para a reforma, saindo do ostracismo à ação edificante ...

    Gostaria que você falasse da recomendação do Cristo, em relação aos Falsos Profetas, até quando devemos seguir o exemplo de Tomé ?

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir