Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ONDE JESUS PASSARIA O NATAL

Pois é, taí o Ibope do blog. Já chegaram sugestões. E começo por atender ao meu querido irmão de Campina Grande, o Kéops. Ele me sugeriu abordar aqui sobre o nosso projeto iniciado há 9 anos atrás, chamado "Onde Jesus passaria o Natal". Consiste ele numa experiencia que se mostrou encantadora, emocionante.

Refletimos sobre o alarido e as festas do mundo na véspera e no dia reverenciado como sendo o do nascimento do Senhor de nossas almas.E dentro do coração sentimos uma enorme vontade de entender qual a experiencia que mais nos aproximaria de uma homenagem ao Cristo. Onde Ele passaria a noite de natal? Em que ambiente poderíamos sentir sua Presdença amiga e generosa?

E aí nos veio a imagem dos esquecidos do mundo, dos que não tem condições de voltar-se às festas e ao colorido das luzes do mundo. Nos veio à mente os que dormem em casebres precários em todos os sentidos e que não podem dar um natal aos seus filhos que, nesta noite especial, poderiam estar sentindo fome ou frio, sem o anteparo financeiro e apoio dos poderes da Terra.

Conversamos com um grupo de amigos e resolvemos passar por uma experiencia renovadora, impactante. Uma experiencia de grande emoção, com histórias encantadoras. Todos os anos, na véspera de Natal, nossa equipe sai com donativos para visitar barracos na periferia da cidade. No início, íamos a partir das dezenove horas. Com o aumento do número das famílias visitadas, começamos o trabalho todo dia 24 de dezembro, as tres da tarde, estendo-se até cerca de 21 horas. Em cada lar vestido daquela pobreza que corta o coração, entregamos cestas básicas, roupas e brinquedos e algumas ceias de natal. Nos confraternizamos com os moradores de cada barraco e encerramos a visita àquela família com uma prece. São lágrimas e alegria, dores e esperanças que se renovam naquelas fisionomias marcadas pelo sofrimento. O blog seria pequeno para narrar as inúmeras experiencias marcantes nesses nove anos de projeto.

Hoje, algumas sementes da idéia já começam a dar frutos. Companheiros de outras localidades, sabendo dessa atividade, implantaram a mesma em suas cidades. Maceió, Campina Grande, Arapiraca, Olinda são alguns dos exemplos da multiplicação da experiencia rica. Aproveito a ocasião para colocarmo-nos à disposição daqueles que desejam implantar nosso projeto, a fim de tirar qualquer dúvida a respeito. Creio que onde for implantado será motivo de contentamento e reflexão.

Não é exagero dizer que sentimos uma energia diferente e muitos que vem conhecer o trabalho choram nas visitas. Sentem a presença do Senhor. Quando o mundo encontra-se refastelado de prazeres e diversão, distoando do objetivo do nascimento de Jesus, parece-nos perceber o sorriso Dele ante o fato de estarmos nos casebres da amargura, comemorando seu nascimento junto as necessidades do semelhante.

Experimente implantar tal tarefa em sua cidade, no seu bairro, se perguntando:"Onde Jesus passaria o seu natal"?...Voce vai se surpreender com a experiencia. E vai realizar um natal inesquecível para muitas famílias que não sabem o que é essa noite há muito tempo.

Um comentário:

  1. caro Fred, estou um pouco afastada deste trabalho,mas, pretendo voltar e mostrar a Gabriel que hoje tem 5 anos,mas é uma criança muito esperta.Tenho certesa de que ele vai conseguir compreender melhor o que já lhe é ensinado em nossa casa.Fique na paz, que o SENHOR da vida continue lhe iluminando.

    ResponderExcluir