Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

FAMILIA - A BASE

"Tudo " começa nela. É a estrutura fundamental no processo do desenvolvimento humano. Pode-se dizer que é o "esqueleto" a sutentar todo o arcabouço. Não por acaso, o ser humano é definido como social por natureza e tem a família como a primeira experiencia desse teor. Em geral, desde que abre-se os olhos nesse mundo, sofre-se diretamente o fluxo enrgético desse núcleo.

Na ótica espiritual, reencarnaionista, configura-se o núcleo familiar como sendo formado pelas almas que magneticamente se atraem, carreando as vivencias inerentes aos resgates, aprendizados e consolidação de afetos de que carece aquele grupo de almas.

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a colocação que nos afirma: "em geral, a família é formada pelos espiritos que tem afinidades desde antes.." ou seja, são almas afins, que já se conhecem e vem evoluindo juntas há muitos períodos. Esse é o fator determinante para entendermos as lutas inerentes a cada grupo familiar. Existem renascimentos de espiritos antagonistas e que se vinculam por tendencias ou por situações pretéritas que lhes atraem a partir das resultantes das atitudes perpetadas.

Os problemas em familia não significam, em tese, que sejam adversários do ontem. O próprio convívio expõe nossas dificuldades morais, nossas falhas de caráter e não necessariamente uma possível animosidade de "outras vidas". Digo isto para que não generalizemos algumas dificuldades de relacionamento como resultante de reencontro com algum desafeto do passado. Isto pode ocorrer e, efetivamente, ocorre. Mas não podemos enxergar apenas por este prisma.
Nossas limitações morais , que nos impede de aceitar o que é diferente de nós , responde por grande parte de nossos relacionamenntos tumultuosos. A aceitação do outro como o outro é e o combate ao egoísmo é condição determinante para superação desses fatores de conflitos.

Na família recai, ainda, um compromisso principal, especificamente relacionado aos pais, que é aquele de encaminhar os filhos para a dignidade, a honestidade, para os valores morais. Essa é a tarefa maior. Os filhos apresentam tendencias infelizes do passado e cabe aos pais, favorecendo o diálogo, norteá-los para o Bem. Nada melhor para combater qualquer possibilidade contra drogas em nossos filhos do que dotá-los de uma estrutura moral e espiritual, acolhendo-os no coração e num ambiente familiar equilibrado, construído a partir do exemplo que deve ser preocupação constante de nossa parte.

Familia: instrumento da vida onde o amor forja-se em sua grandeza e onde se exercita a angelitude, nas renuncias e na abnegação.

5 comentários:

  1. Prezado Fred,

    Sua exposição é bastante clara e deixamos frente a frente com nossa responsabilidade na condução de nossa reeducação junto àqueles que elegemos como nossos companheiros de crescimento, acredito que não existe melhor condição que a convivência familiar para a efetivação desta reeducação.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Fred, um ambiente familiar de amor nos traz um grande refúgio diante as dificuldades do mundo... Sempre escuto muito as pessoas personificando o "diabo", desde criança me questionei a existencia de "um ser tão mau", e que a principal intensão do mesmo é destriur a familia, enfraquecendo a presença de Deus no mundo. O que vc acha sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Fred , a familia somos nós que escolhemos.Há, portanto familias espirituais, e as familias por laços corporais. As primeiras , duradouras , as segundas, frágeis. Então familia é muita responsabilidade até demais.Tão bom, que só existisse a espiritual, mais um dia chegaremos lá quem sabe? ABRAÇOS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fred, realmente o convivío familiar é a base de tudo e requer muita responsabilidade,e muito equilibrio.Era bom que todo casamento fosse espiritual, mais pelo que vejo no dia, dia, pode existir um ou outro perdido.Se puder escolher, na próxima reencarnação vou ser freira!!!!kkkkkkkkkk.FICA COM DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fred, desculpe mais uma vez esqueci de fechar a página do orkut da minha filha, e saiu com o nome da mesma mas não tem problema está em familia abraços!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir