Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 17 de outubro de 2010

NO REINO DOS SONHOS - AS VIAGENS DA ALMA

Os sonhos mexem com o imaginário da população. Desde a aura mística até fantasias e crendices, esse tema é recorrente nos meios espiritualistas e não seria diferente na seara espírita. Quando alguem sabe que somos profitentes do espiritismo é muito comum a indagação sobre sonhos - e chegam a nos narrar seus sonhos.

Os sonhos possuem, sim, sua importância no contexto de nossas experiencias. Se assim não fosse, ele, o sonho, creio, nem existiria. Sigmund Freud, o grande missionário da psique, foi quem primeiro procurou entender o país dos sonhos pelo viés da ciencia. Edescortinou quadros importantíssimos sobre a zona de escape que nos ocorre durante o sono físico. Chegou a afirmar o cientista austríaco que se não fossem os sonhos talvez enlouqueceríamos.

O Espiritismo compreende, tambem, os sonhos como constitutivos de toda uma simbologia a refletir anseios da alma e seu universo inconsciente. Entender sua simbologia é poder acessar realidades magnas de nossa vida interior. Aprender a ler suas metáforas é tarefa das mais árduas ante nossas limitações evidentes. E por tudo isso, não podemos acreditar que basta ser espirita para entender o sonho. Isso é fantasia, é folclore.

Alem de tudo o que colocamos acima, os sonhos, na abordagem espírita, tambem podem ser retratos do que a alma realiza quando de seus desdobramentos durante o sono físico. Sim porque ao dormirmos, em geral saímos do corpo, empleno exercício para a morte e, então, podemos estabelecer relação com a dimensão espiritual do nosso interesse imediato, irmos até locais de nossa predileção moral ou reencontrarmos entes queridos domiciliados na vida espiritual. Essas ações podem ser retradas de forma difusa (o habitual,face nossa limitação de valores mais elevados de natureza espiritual) ou através de grande confusão mental.

Os sonhos tambem podem conter elementos concernentes à experiencias de vidas passadas ou projeções no amanhã - visões premonitórias.

Como se vê não é fácil penetrar reino dos sonhos. Importante é saber que a alma viaja durante o período do sono - viaja n espaço, se deslocando no mundo espiritual, quanto viaja para dentro de sua complexa mente .

Entender a necessidade de harmonizar-se, estudando-se em profundidade e guiando a própria vida por padrões mais elevados de interesses é fundamental para que venhamos a ter bons sonhos e estes serem, inclusive, mecanismo de acesso à sabedoria.

3 comentários:

  1. Fred, ao estudarmos a doutrina espírita e adquirirmos mais conhecimento sobre o mundo espiritual, existe alguma relação para maior sensibilidade com os fenômenos do mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo.Tudo bem ?
    Gostaria de expor aqui um texto e um vídeo que considero muito importante e gostaria que todos dessem uma olhada, inclusive vc Fred.
    Obrigada pelo espaço.
    Beijos. Te amo !.

    Meus caros amigos,
    Assisti um vídeo postado pelo Arcebispo Metropolitano da PB e, independentemente de qualquer tendência partidária, concordo plenamente com a postura dele ao se pronunciar, em nome da igreja e da CNBB em favor da vida, fornecendo informações detalhadas sobre a forte insistência do PT em implantar o aborto (em toda a extensão da gravidez).
    É dever de todo aquele que segue os ensinamentos do CRISTO averiguar a verdade desta posição e se erguer contra a implantação da pena de morte de qualquer individuo, principalmente contra inocentes que lutam para nascer.
    Vamos divulgar para que nosso voto seja consciente e baseado em nossa crença pela vida.
    E caso a Dilma venha realmente governar nosso Brasil, pátria do Evangelho e coração do mundo, vamos lutar para este crime não seja cometido, erguendo (sempre) templos à virtude.
    Acessem e constatem o absurdo.
    http://www.youtube.com/watch?v=H0vRZu4f7Vk&feature=geosearch

    Deixo meu fraternal abraço, reforçando o pedido para divulgarem o vídeo.

    Alessandra.

    ResponderExcluir
  3. Fred, realmente o sonho ela é uma grande viagem em que, o passado, presente e o futuro , se apresentam como se fossem uma luz a nos guiar, e nos orientar.Como eu sonho muito, e geralmente os meus sonhos são repetitivos eu fico impressionada.Ás vezes eu tenho sonho, mais não me lembro sei que sonhei, e me acordo tranquila, calma, como se tivesse recebido um passe.O sonho na verdade, nos mostra o que fomos, e o que somos na vida real, nos mostrando o verdadeiro caminho.FRED,MUITA PAZ PARA TI!!!!!!!!!

    ResponderExcluir