Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 2 de outubro de 2010

RECOMEÇAR

Sempre encontro pessoas que estão vivendo o que chamam "fundo do poço". Experimentam amarguras cruéis e tudo parece conspirar contra seus interesses imediatos. O futuro, na ótica dos que atravessam tal furacão de agonias, se apresenta sombrio e as perspectivas são as piores possíveis. Nevoeiro denso envolve-os e solapa toda e qualquer possibilidadede ânimo.

Ante tal ruína de expectativa, não se pode mais contar com a auto-estima, atingida mortalmente. Não encontro outro rumo a ser dado à estas pessoas senão aquele que indica recomeçar. Não há derrocada efetiva. Não existe "beco sem saída" na vida. Esse furor de tormentas, por mais dure, passará. Os ensinamentos que ficam devem ser aproveitados não só como instrumento de ressarcimento nosso perante o passado problemático mas, tambem, como oportunidade de se agregar valor à vida e experiencias imprescindíveis à nossa trajetória para o amadurecimento emocional, espiritual.

Recomeçar sempre. Sempre há recomeço. Se alguem, desavisadamente, optar pela fuga equivocada do sucídio, verá que o gesto em nada resolve a própria infelicidade, ao contrário, a agrava. Ninguem consegue evadir-se da vida. Morrer é prosseguir nela, com as mesmas dificuldades e, ante o suicídio, com o agravante do gesto infeliz. Mesmo nestes casos, haverá recomeço. De maneira mais dolorosa, mas terá que recomeçar.

Importante que nos fortaleçamos ante os desafios, provações e expiaçõesà nossa frente. São oportunidades iluminativas. O tempo passa, inexorável, e tudo é levado, de roldão, por sua força renovadora.

Cremos que todas as leis do universo são estruturadas para catapultar o progresso de tudo o que existe, inclusive, a nós. Não há um só fator em nossas vidas que não esteja em simbiose com este princípio evolutivo. Esse é o sentido que devemos encontrar na frase iniciática: o Universo conspira à nosso favor.

O fanal, o alvo final dessa jornada quase sempre íngreme da vida é a conquista dos valores mais amplos do espírito, impulsionando a criatura à felicidade. E poder recomeçar é fundamental nessa emulação. Presente de Deus, sem dúvida, a benção do recomeço. Do sol que renasce toda manhã à reencarnação que nos faz retomar os passos do aprendizado, tudo na natureza nos fala da atitude imperiosa do recomeçar. A vida não é estanque. É processo dinâmico, com moto renovador, uma energia de refazimento e aprendizado permanente. Se erramos, podemos identificar o erro e mudar a posição.Não querer estar aberto à mudanças é abraçar-se à "morte" das luminosas possibilidades com que nos bafeja o Soberano Amor.

Portanto, caros amigos, se estivermos nesse chamado fundo do poço ou se estamos a atravessar caminhos de ruínas ou sombra, vamos recomeçar. Vamos refazer para escrever uma nova história. Cada página da nossa existencia pode ser reescrita. É o poder das múltiplas possibilidades que nos dá esse sentido. O tempo só espera nossa decisão de vencer, de recomeçar. E amanhã, será sempre, outro dia.

5 comentários:

  1. Bom ânimo sempre...
    Nunca perder a esprança...
    Acreditar sempre que nas horas mais dificies, Jesus estará nos carregando nos braços...Acrescento ao comentário a letra de um pé de serra, que traduz perfeitamente os momentos dificies.

    Amanhã pode acontecer tudo
    Inclusive nada
    Se avexe não
    A lagarta rasteja até o dia
    Em que cria asas
    Se avexe não
    Que a burrinha da felicidade
    Nunca se atrasa
    Se avexe não
    Amanhã ela pára na porta
    Da sua casa

    Se avexe não
    Toda caminhada começa
    No primeiro passo
    A natureza não tem pressa
    Segue seu compasso
    Inexorávelmente chega lá
    Se avexe não
    Observe quem vai subindo a ladeira
    Seja princesa ou seja lavadeira
    Pra ir mais alto vai ter que suar

    Forte abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Fred, recentemente conversando com uma pessoa da família, surgiu o assunto de como seria a vida quando morremos. A irmã dela teve um sonho com avó (que não está mais conosco) e perguntava: "E aí vó, como é quando morremos?" e ela respondeu: "Ah minha fiha... não é nada como imaginamos..." Daí ela acordou. Ficamos a imaginar o que ela quis dizer, se era algo bom ou não... A avó delas foi uma pessoa boa e tranquila, ajudava muitos. Os familiares só ficaram sabendo das ajudas depois que ela morreu. Uma vez li em seu blog, que este mundo é um rascunho do mundo espiritual. Pensando na afirmação que não é como imaginamos, será que tudo o que existe aqui neste mundo, de bom e de ruim, encontramos lá (no mundo espiritual)?

    ResponderExcluir
  3. "...Recomeçar. E amanhã, será sempre, outro dia."
    Seu artigo consola, dá esperança e eleva a fé.
    Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  4. Se as pessoas vivenciassem a fé e a esperança, sentiriam no intimo de si mesmo, a luz de Deus a iluminar a alma. É dificil para a alma que passa por essas experiancias não suncubir, cabe aos amigos, aos familiares estarem juntos para apoiar aquele que se encontra no "fundo do poço", eu acredito que a vida nos dá infinitas possibilidades de recomeçar, ou como queiram uma segunda, terceira....chance, até conseguir nos resgatar, mas acima de tudo o olhar amoroso pode erguer muitas almas caidas...ação... a vida pede...ação...mãos estendidas...como diz a letra de uma musica de um irmão nosso de outra fé..."(...)eu so quero saber meu irmão porque que vc chora tanto, e o que é que eu preciso fazer pra secar esse pranto...de amor é que eu vivo, do amor eu nasci, se abrace comigo...Ele está aqui"...O amor sempre presente em nossa vida nos dando a cada dia uma nova chance!

    com carinho...

    ResponderExcluir
  5. Maravilha!
    O que seria de nós sem esta possibilidade?

    ResponderExcluir