Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ESCALA DOS MUNDOS

Allan Kardec, notável educador, ao estudar a evolução de todas as coisas do universo, elaborou, para fins didáticos, a chamada escala evolutiva dos mundos. Conforme especificado na codificação, há os mundos primitivos, os de expiação e provas, os de regeneração, os mundos ditosos e os celestiais. Claro que essa escala está bem elaborada para entendermos o processo de desenvolvimento, não  só dos espíritos assim como dos planetas.

No Livro dos Espíritos, os benfeitores afirmam que todos os mundos possuem expressão de vida e que a Terra não é dos primeiros da escala evolutiva. Ao contrário, seria um dos mundos mais atrasados do nosso universo. Sendo ainda mundo de expiação, ainda nela se encontra grande quantidade do mal e o orgulho, bem como o egoísmo, são responsáveis por quase toda a causa do sofrimento humano. São chagas próprias de planetas como o nosso. Em mundos como a terra, as almas que aqui vivem já tiveram várias vidas, não sendo, pois, local para as primeiras encarnações da alma humana. Isso fica para os chamados mundos primitivos, mais densos. A Terra, em relação aos mundos primitivos, apresenta progresso efetuado, embora seu atraso moral. Todos os espíritos que aqui vivem já viveram outras etapas, inclusive, alguns já tiveram experiencias em outros planetas do universo. Isso nos diz a codificação.

Estamos a caminho da ascensão nessa escala de progresso. O bem já delineia que predominará, em breve. Crescem as atividades voltadas para o bem, embora se conviva, ainda, com violência e outras condições de atraso moral. Há um evidente sopro de renovação por toda a parte. Daqui à alguns anos, teremos muita paisagem nova na face do planeta, no tocante não só a conquistas da ciencia mas, sobretudo, no que diz respeito aos avanços do sentimento e do amor. Não dá para não perceber que se vive um momento especialíssimo para a nossa humanidade. Aproveitemos a oportunidade desse período e avancemos para as conquistas da alma, vencendo a nós mesmos, no nosso mundo íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário