Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PEQUENA CRÔNICA SOBRE A SAUDADE

A saudade é algo que ainda comporta muitos caminhos para defini-la. Uns dizem que é a solidão acompanhada pelas lembranças; outros podem dizer que saudade  é o amor não se foi, embora o ser amado possa ter ido. Na feliz definição do nosso Chico Xavier, esta é a falta que nos faz o magnetismo do outro...mas existem, ainda, definições engraçadas. Já escutei o desespero de uma pessoa martirizada pela dor da ausencia de sua querida e que, lastimando o que sentia, pois sofria muito, esbravejava "adjetivos" estranhos sobre a amada. Chamava-a de "triste, miserável, porta de pecado, etc", e caía no choro. Saudade é saudade, e pronto.

Na dor da separação, sobretudo quando as portas da dimensão espiritual se abrem, levando de nosso olhor um ser amado, um filho, irmão, marido, esposa, mãe ou pai, simplesmente um amigo, então temos uma noção mais ampla da energia que nos faz agarrar a roupa do ser amado e cheirá-la, como que querendo rete-lo para sempre nas narinas, ou nos provoca o olhar entristecido por desejar reencontrar a criatura amada nas ruas onde esta passava ou nos parques onde costumavam frequentar em conjunto, ou  até mesmo na dolorosa cena de uma mãe, em lágrimas, organizando o quarto do filho que desencarnou...

Saudade, no entanto, tambem pode ser um anseio de algo que ainda não ocorreu. Creio nisso pois a ânsia que temos do divino nos faz antever a glória de estar na luz e, de algum modo, nos faz sentir, por antecipação, saudade do amanhã. E não será saudade naquele coração que tanto plano fez para abraçar  a alma amada e, de repente, se vê impedido, por qualquer razão que seja, de concretizar a magia de seu sentimento? saudade, assim, pode ser frustração, alegria retida mas breve conseguindo sair, ou pode ser tambem a noite mais linda do mundo, ainda que apenas tecida na imaginação do poeta, do encantado...e quando desperta, sente a fragrância que não sentiu, o beijo que não deu ou a promessa que não fez.

Aproxima-se o dia dos finados, no calendário da Terra. A imortalidade representa, para nós espiritistas e espiritualistas das mais variadas escolas, a certeza de que não há saudade que não seja saciada às portas do tempo. O afeto que nos aguarda no mundo dos espíritos, um dia, nos aconchegará, novamente, de encontro ao seu coração. Os beijos se repetirão e o olhar doce que não esquecemos, o mesmo olhar de quando estavam aqui no mundo, novamente derramará sua luz e ternura sobre nossa alma. No que tange à vida perene, imortal, saudade é, simplesmente, a antesala de uma grande felicidade proporcionada pelo reencontro. A certeza de que ninguem morre e que o amor é a senha para que a saudade desapareça, um dia, é o supremo alimento das almas afins, dos corações imantados pelo amor.

A saudade, para quem crê, brada, bem alto, para pais e mães, esposos e irmãos, amigos e conhecidos, que a separação não é eterna, ao contrário, a união é o fanal, o porto onde todos aportaremos, um dia. Ela diz: tenham paciencia e esperem, com olhos confiantes postos no amanhã que logo, logo chega. Aguardem produzindo o bem, o melhor para a humanidade.O magnetismo que lhes falta, retornará, preenchendo de vida, e vida em abundância, os corações que se amam.

Um comentário:

  1. Saudade para mim é um sentimento muito presente na minha
    vida carnal e espiritual por isso vou repetir + uma vez esta poesia
    que muito me toca e que eu amo!!!! Muita luz!!!!

    Perfeito!!!!!!!

    Saudade

    Saudade é solidão acompanhada,
    é quando o amor ainda não foi embora,
    mas o amado já...

    Saudade é amar um passado que ainda não passou,
    é recusar um presente que nos machuca,
    é não ver o futuro que nos convida...

    Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

    Saudade é o inferno dos que perderam,
    é a dor dos que ficaram para trás,
    é o gosto de morte na boca dos que continuam...

    Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
    aquela que nunca amou.

    E esse é o maior dos sofrimentos:
    não ter por quem sentir saudades,
    passar pela vida e não viver.

    O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
    Pablo Neruda

    Amigo um ótimo final de semana aproveite!!!! Muita luz!!!!

    ResponderExcluir