Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

AS MENINAS DE HYDESVILLE

São pouco comentadas nos meios espiritualistas nos dias atuais. As irmãs Fox, que serviram de instrumentos para dar início ao movimento do chamado neoespiritualismo, numa cidadezinha chamada Hydesville, próximo à Nova York. Foram elas, por volta de 1847, que fizeram explodir para a humanidade os contatos mais frequentes entre os homens e os seres que habitam a dimensão espiritual.

A saga das irmãs foi de renúncia como é de praxe aos que abrem picadas, na luta intensa do pioneirismo. Os EUA viviam, naqueles meados do século 19, uma grande efervescência cultural, social, científica. Em plena industrialização, sua sociedade refletia toda movimentação e conflitos inerentes aos indivíduos que ali depositavam seus sonhos e esperanças de uma vida melhor. Quando na noite de março do ano citado as primeiras pancadas nas portas assustaram a família Fox, o mundo espiritualista não seria mais o mesmo. Em pleno período de crise entre a igreja e a ciencia que, cada vez mais, questionava os ensinamentos teológicos, surgem as meninas que se tornaram célebres, ao ponto de, frequentemente, serem capa de jornais e revistas da época.

Humanas, foram portas para uma realidade que os homens buscam comprovar até os dias de agora. Não se pode santificá-las. Possuíam, naturalmente, personalidades distintas. Tinham fraquezas próprias de cada um de nós. E anseios que lhe tornavam frágeis como qualquer ser humano. Foram perseguidas pelos que defendiam as  tradições da religião predominante. Sofreram ameaças de morte e humilhações terríveis. Claro que cometeram falhas em suas tarefas, segundo informações do período. Mas não podemos deixar que se apaguem da história as contribuições efetuadas pelas garotas de Hydesville. Margareta, conhecida por Margareth( o nome da mãe), Catharine (Kate) são almas que nos merecem as vibrações de carinho e gratidão. Embora com participação menos citada, ainda havia uma terceira irmão, mais velha e  tambem médium, que servia com espécie de empresária das irmãs mais novas, personalidade carismática. Era Leha. As três fazem parte dos personagens que iluminaram o pioneirismo, das almas que enfrentaram a sombra e as convenções do mundo a fim de que a verdade resplandecesse.

Vamos conhecer um pouco mais dessas meninas ? Vamos estudar um pouco mais sobre elas?

Um comentário:

  1. Fred só temos que agradecer a Deus assim como a
    Espiritualidade Maior e as irmãs Fox e o nosso
    querido Allan Kardec codificador desta Doutrina
    que representa para todos nós espiritas e não
    espiritas um grande tesouro de conhecimentos e
    de aprendizagem a eles nossos agradecimentos e muita luz!!!! Abraços amigo e um inicio de
    semana recheado de energias boas e muita luz!!!

    Vou repetir porque é muito bonita!!! Reflexão!!

    Posso escrever os versos mais tristes esta noite
    Escrever por exemplo:
    A noite está fria e tiritam, azuis, os astros à distância
    Gira o vento da noite pelo céu e canta
    Posso escrever os versos mais tristes esta noite
    Eu a quiz e por vezes ela também me quiz
    Em noites como esta, apertei-a em meus braços
    Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito
    Ela me quiz e as vezes eu também a queria
    Como não ter amado seus grandes olhos fixos ?
    Posso escrever os versos mais lindos esta noite
    Pensar que não a tenho
    Sentir que já a perdi
    Ouvir a noite imensa mais profunda sem ela
    E cai o verso na alma como orvalho no trigo
    Que importa se não pode o meu amor guardá-la ?
    A noite está estrelada e ela não está comigo
    Isso é tudo
    A distância alguém canta. A distância
    Minha alma se exaspera por havê-la perdido
    Para tê-la mais perto meu olhar a procura
    Meu coração procura-a, ela não está comigo
    A mesma noite faz brancas as mesmas árvores
    Já não somos os mesmos que antes havíamos sido
    Já não a quero, é certo
    Porém quanto a queria !
    A minha voz no vento ia tocar-lhe o ouvido
    De outro. será de outro
    Como antes de meus beijos
    Sua voz, seu corpo claro, seus olhos infinitos
    Já não a quero, é certo,
    Porém talvez a queira
    Ah ! é tão curto o amor, tão demorado o olvido
    Porque em noites como esta
    Eu a apertei em meus braços,
    Minha alma se exaspera por havê-la perdido
    Mesmo que seja a última esta dor que me causa
    E estes versos os últimos que eu lhe tenha escrito.
    Pablo Neruda

    Um ótimo inicio de semana!!!Yes!!

    ResponderExcluir