Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 2 de julho de 2013

UM RAIO SOBRE A CABEÇA

Esta semana muitas pessoas amigas ou conhecidas me procuraram para dizer-me das lutas intensas que estavam atravessando. Num dia era o pai de uma delas que havia tido um enfarte. No outro, a notícia de que a filha detectou um câncer na mama, agressivo, sendo indicado pela medicina a mastectomia. Outro, soropositivo que havia deixado de tomar a medicação, como que abdicando de viver. Mais outra me liga solicitando apoio pois havia "travado" a coluna e estava no leito, com dores atrozes...enfim, muitos desafios.

Existem momentos na vida que parece que um raio caiu sobre a criatura. É a hora do testemunho. Em alguns casos, o chão começa a sumir sob os pés. Nuvens escuras, densas, teimam a ameaçar a paz e mina a esperança. Chegam as provas amargas. E, muitas vezes, parece que todo o mal resolveu chegar de uma só vez.

Diria, para os que vivem estes momentos, algo bem semelhante ao que já havia postado aí embaixo, particularmente, no texto "quando o dia amanhece cinza". Aprendemos com a sabedoria do mundo espiritual, que quando estes instantes acontecem, é a soberana lei universal, marcando o compasso, o ritmo para as transformações das almas. Como viajantes milenares da evolução, recebemos das forças responsáveis pelo nosso progresso, os organizadores do processo, as condições para a superação dos desafios que se nos aparecerão na estrada. Alem dos equívocos perpetrados pelo nosso livre arbítrio no passado, inclusive, chegando a ferir irmãos de jornada, ainda necessita-se agregar experiencia para a  conquista da sabedoria, ampliando os horizontes do espírito.

A fé é elemento imprescindível para a sustentação de nossas forças. E a fé raciocinada é fundamental para a devida compreensão sobre estas lutas renhidas, para o enfrentamento desses momentos muitas vezes dilacerantes na vida da alma. Entender que não indiferença dos guias espirituais e, muito menos, de Deus, ante os percalços a que somos chamados à superar. O terrível raio que parece desabar sobre nós na verdade não dos destroçará e nem tem o poder que, quase sempre, acreditamos que ele tenha. Está, inclusive, a serviço do nosso crescimento interior. Há uma grande Lei que visa a nossa plenitude.

Sejamos fortes ante os desafios. Precisamos deles. São drenos que purificam o simbólico pântano de nossas  imperfeições. E jamais estaremos sozinhos nesse esforço. O amparo é permanente vindo das dimensões superiores. e como não há tempestade que dure para sempre, o raio desaparecerá. E ficará dele a energia, o fulgor, a eletricidade que deve motivar a alma, levando-a para novos estágios, com a confiança de quem sabe estar galgando novos e abençoados degraus.

Um comentário:

  1. As dores nos fazem crescer quando recebidas sem revolta. Daí a importância do evangelho em nossas vidas. Ao tentarmos trazer para o nosso cotidiano os ensinamentos crísticos, o fardo se torna mais leve... torna-se, de fato, suportável. Riso Araújo

    ResponderExcluir