Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CRISE QUE MELHORA

Sou otimista por natureza. E com o espiritismo, esse otimismo ganhou grande reforço baseado no funcionamento das leis do universo, as Leis de Deus. A Terra atravessa, como sabemos, um período de profundas crises, diríamos, sistêmicas. m vários setores da vida humana, essas crises se fazem sentir. detenho-me, nesta postagem, à crise que atinge econômicamente, o "velho mundo", a Europa. desde 2008, o desemprego cresce, as empresas tremem e as incertezas campeiam, levando, sobretudo, os jovens à descrença nos dias melhores.

Por que me deter na Europa quando outras regiões tem suas dificuldades? Bom, o que afeta uma região afeta as demais, umas mais, outras menos; segundo, porque a Europa deu um passo para a pacificação do planeta extraordinário pois foi o surgimento da União Européia que fez desaparecer as múltiplas desavenças que infestavam as relações dos diversos países do continente. Lembram das duas grandes guerras mundiais? E das constantes rusgas entre França e Inglaterra? E as guerras nos balcãs? Com a incrementação do comércio e a facilidade de se negociar e de se locomover entre os vários países, houve o apaziguamento das relações e surgiram não mais adversários e sim, parceiros comerciais. As guerras desapareceram da Europa, acalmando mais o planeta.

Com a crise da zona do euro, temos motivo de torcer por sua solução. As inquietações sociais geram energia de perturbação. Recrudescem os nacionalismos sectários e podem advir ações que não desejaríamos rever. Mas, como eu escrevi, sou otimista. A crise tambem purifica, não só maltrata. Grande aprendizado brota para não só os irmãos europeus mas todo o planeta. Fazemos parte do mesmo barco. Estamos na mesma história. A crise do parto antecede o esplendor da luz. A dor das contrações provoca o nascimento. Uma nova e grande realidade deverá despontar do útero europeu e da Terra. Oremos. E  façamos nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário