Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

GERAÇÃO CONCRETA. DO CONCRETO

É fácil verificar que as novas gerações, com as exceções naturais, cada vez mais são induzidas a viver aceleradamente, num mundo cada vez mais em transformação. A tecnologia, em velocidade estonteante e as estruturas da sociedade voltadas quase que exclusivamente para a superficialidade das coisas, alimentam o distanciamento das pessoas daquilo que é denominado na cultura humana como "coisas abstratas".

Isso significa dizer: nos voltemos para aquilo que é "concreto", ou seja, material, imediatista e, porque não adicionar, descartável. O ser humano não se conhece em sua transcendência, ignorando sua realidade além das aparências. As gerações cada vez mais não conseguem se dedicar à contemplação, à meditação, ao explorar o universo do subjetivo. Aprendi com o espiritismo que esses elementos não significam alienar-se ou tornar-se inadequado para o pragmatismo do mundo, da sociedade moderna. A beleza de sonhar encontra-se na raiz das grandes realizações materiais. Isto é fato.

Se alguém se diz romântico há quem o confunda com deslocado da realidade e incapaz de obter êxito em seus empreendimentos no mundo. Nada mais equivocado. Ser profundo em seu mundo interno, em seu olhar sobre a vida, só torna uma pessoa mais interessante - acrescentando-se que pode, também, ser eficiente e dinâmico para as coisas da Terra.

Penso que essa é uma contribuição que podemos dar à humanidade: entregar aos nossos jovens a possibilidade de conhecer o pensamento espiritualista. Mais que nunca, a cultura do transcendente necessita ser colocada às vistas da população, sobretudo, dos mais jovens. Há os que, desanimado, não creem que estes estejam interessados nisso. Sem dúvida que há percalços a serem vencidos pois a mídia estabelece, cada vez mais, necessidades descartáveis para o ser, no entanto, essa é a luta. Muitos espíritos encontram-se preparados, mais do que possamos imaginar, aguardando nossa colaboração para que algo, alguma informação que os desperte, acorde neles o conhecimento adormecido, lhes chegue ao coração.

Eis uma nobre razão para entregarmos nosso vida.


2 comentários:

  1. Concordo,como se diz por aí,em gênero,número e grau!A perversão do imediatismo,do hedonismo desenfreado,do hiper prazer e do ter estão acabando com a maneira livre,pessoal e calma de ver a realidade e de ser na realidade.Isto tem que mudar.Belo texto FRED!Obrigado por, nesta tarde,ter feito,sem saber,olhar nos olhos de uma pessoa e pedir desculpas pela forma apressada que reagi a uma simples frase.

    ResponderExcluir
  2. Depois de ter olhado nos olhos dessa pessoa tão intima amim,passei a enxergar, naqueles olhos, a minha imagem bem como meus erros...foi bom,muito bom, pois o perdão veio em reflexo.Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir