Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 13 de julho de 2013

DONANA

Gosto de repartir com voces as experiências que me enriqueceram a atual encarnação,  sobretudo, falando sobre as pessoas magníficas e anônimas para o mundo mas que são e foram mensagens sublimes para que continuemos a acreditar na criatura humana. Importantíssimo esse trabalho da vida em nos legar o contato com almas que marcam nossos passos e contribuem para semear no coração as qualidades mais encantadoras, sobretudo, vindo de pessoas que se fazem iguais à nós. Isso nos fortalece, em geral, para acreditar de que também somos capazes de vivenciar o que elas conseguem.

Ana Zulmira - esse seu nome -, que nós chamávamos lá no "Ismael Gomes Braga", minha casa espírita inicial e onde trabalhei cerca de treze anos, saindo para fundar no distrito populoso de Ponte dos Carvalhos outra instituição, sonho do próprio "Ismael" , era  ( e é ) uma alma fulgurante. Carinhosamente a chamávamos de Donana. Sabe aquela "preta velha" característica, cheia de uma bondade inesgotável, de uma simplicidade estonteante? era ela. Chegava, humilde, na instituição, e abria um largo sorriso, mostrando uns dentes folheados à ouro com uma naturalidade que cativava.

Coração de ouro, plena de ternura e afetividade, era pobre materialmente mas nunca a vimos falar ou queixar-se da situação. E ainda se desdobrava para dividir o pouco que tinha com outras famílias. Alguns componentes da nossa casa espírita foram beneficiadas pelo seu carinho e devotamento. Recordo quando ela chegava em minha residencia trazendo uma vitamina de banana que ela fazia, afirmando que seria muito bom para mim pois isso me daria "sustança". 

Lenço preso na cabeça, vestido limpo e bem passadinho, cheirando a ferro quente. Sim, ela  tinha esse cheirinho peculiar, de roupa recém passada à ferro. Não sei se vocês me entendem ou conseguem imaginar o que seria esse cheirinho. Ela o possuía. O que lhe emprestava, ao meu ver, um ar interiorano, um certo toque de quem cuida da casa simples e varre o "terreiro", o quintal de casa, logo que a manhã desponta, cercada por algumas galinhas que dançam ao redor.

Isso não significa que Donana não tivesse uma personalidade vigorosa. Não, ela transpirava uma segurança de quem era determinada. E era. Valorosa, vencendo inúmeros obstáculos familiares e materiais, ainda entregava-se ao trabalho mediúnico, com aquela naturalidade de quem parecia já fazer aquilo há muito tempo.

Só conhecendo para amá-la e sentir em toda a extensão de sua notável personalidade. Fica aí, para voces, um pequeno e pálido retrato de minha querida Donana. Perdemos contato com ela por muitos anos. Parece que teve que passar um tempo com a família noutra cidade e eu saí para o mundo, para as pregações e outras atividades. Não sabia se ela ainda estava reencarnada pois já possuía mais de sessenta anos, creio, na época em que estávamos juntos. Há poucos meses, em nossos trabalhos privativos na Casa do Caminho, tive a notícia de que ela estava na dimensão espiritual Ela mesma veio dizer. Atuou, conversou rapidamente, se despediu e se foi, deixando, agora numa linguagem estritamente poética, aquele doce e inesquecível cheirinho de roupa recentemente passado à ferro. E uma grande saudade tatuada na alma.

4 comentários:

  1. Sabe é muito bom saber da existência de pessoas assim.parabén DONANA,parabéns FRED por ter feito com que eu sorrise neste dia tão cheio de tumultos para mim.Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Que bom amigo,recordar é viver, principalmente
    quando pessoas queridas se vão,deixando marcas
    valiosas dentro do coração não é mesmo?
    Passando, para te desejar um inicio de semana
    bem iluminada, cheia de paz,saúde, felicidades
    Muita luz!!!! Abraços!!!!

    Para meditarmos!!!!

    Sheila

    Recebe cada provação sem revolta nem desânimo.
    Procura enxergar o outro lado da dificuldade, a traduzir mensagens para o espírito. Doença no corpo — pausa para meditação. Problemas na família — oportunidade de reajuste.
    Obstáculos naturais — exercício para a alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem.Cada dia uma provação,na provação,a família,na família,o sentido espiritual e a devida oportunidade de exercer a compaixão e a caridade real.muito ibrigado!!!!!

      Excluir
  3. Fred, Bom Dia, amigo!
    Gostaria de colocar hoje um comentário sobre as obras literárias que você, vez em quando, sugere-nos, através do seu blog. Quase todas que você indica, eu costumo lê-las. Agora, estou lendo "Uma Prova do Céu", do Dr. Eben Alexander, e estou deslumbrado com a experiência de vida deste neurocientista, e, como sua vivência pessoal se coaduna com os ensinamentos espíritas, demonstrando que a verdade surgirá em todos os pontos desse planeta.
    Portanto, amigo, continue emitindo essas sugestões, pois são extremamente enriquecedoras para a nossa vida, também.
    Um grande abraço, e muita luz em seu caminho!

    França.

    ResponderExcluir