Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A PRESENÇA DA ALEMANHA

A copa do mundo é um evento de inegável congraçamento entre diversas culturas, irmãos de outras terras. Bonito ver pessoas que não se conheciam estabelecendo amizades e nações distantes se entrelaçando. Um fato no chamou  a atenção especialmente: A Alemanha , sua seleção, não apenas pelo seu selecionado de futebol com muita justiça, campeã mas, tambem, pelo exemplo de civilidade de seus componentes. A seleção alemã deixou um legado de cunho social na cidade de Cabrália, na Bahia pois não só interagiu com  população local como investiu em uma infra estrutura esportiva que deverá beneficiar os estudantes locais. Alem do mais, os alemãs deixaram para o município uma ambulância e incentivaram a construção de um posto médico.

Isso é interessante difundir para que sirva de exemplo à outras nações em eventos similares. Serve, tambem, para meditarmos no ocorrido enquanto nossa nação pois, gestos como estes podem ser replicados pelos nossos craques famosos e ricos pelo mundo à fora e aqui mesmo, onde temos inúmeras carências. Sei que alguns deles já realizam meritório trabalho social no Brasil, como é o caso de Cafu e, se não me engano, Kaká. Provavelmente outros o fazem, como Neymar.

Multiplicam-se atitudes como estas pelo planeta. Não só celebridades tem se interessado pela dor do próximo mas, também, cidadãos anônimos, que primam por serem co-partícipes da presença de Deus e Seus Amor inesgotável junto aos mais desvalidos. Isso me dá uma imensa alegria e confiança de que os planos do Alto para a Terra estão transcorrendo dentro das perspectivas transformadoras. E pode ficar melhor, se nos engajarmos com mais determinação e coragem nesse movimento iluminativo da humanidade.

A copa terminou. Os problemas brasileiros voltarão à pauta das notícias mas gestos como o  da seleção alemã de futebol devem nos dar novo ânimo e aprendizado. O que podemos fazer pelo próximo e por um país e um mundo mais amoroso e  decente? Muito, é a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário